Newsletter subscribe



Artigos

Não deixe pessoas tóxicas te dominarem

Posted: 26 de setembro de 2015 às 10:00 am   /   by   /   comments (0)

José Roberto Marques*

Relacionar-se é uma das necessidades básicas do ser humano, e fator contribuinte para a conquista de sua plenitude, considerando que essas relações sejam saudáveis e construtivas. Porém, é inevitável que ao longo de nossa trajetória conheçamos algumas pessoas consideradas “tóxicas”.

As pessoas tóxicas possuem mais comportamentos prejudiciais do que agregadores. Geralmente, elas gostam de estar sempre no domínio da situação, são de difícil diálogo, devido a sua necessidade de impor opiniões e preferências, não respeitando as decisões e livre-arbítrio dos outros.

A falta de flexibilidade compromete substancialmente o bom relacionamento, tornando a convivência cada vez mais difícil e desgastante. Caso não haja um feedback claro e transparente logo no início da relação, a tendência é que o comportamento nocivo piore, elevando o nível de estresse, esgotamento, desmotivação, entre outros sinais negativos.

Priorize sua qualidade de vida, se relacione com pessoas que te fazem bem e te querem bem. Em última instância, se for preciso realmente manter o contato com uma pessoa que você considera tóxica, estabeleça regras e limites para que a convivência seja a melhor possível.

Dicas de como lidar com pessoas tóxicas

Confira abaixo sugestões de como manter o bom relacionamento com pessoas difíceis dentro do possível.

Expresse sua opinião
O primeiro passo é não fingir que está tudo bem. Se você está se sentindo incomodado com o comportamento da pessoa tóxica, chame-a para conversar e coloque os pontos que tem gerado desconforto na relação. Atente-se em dar o feedback brandamente, a fim de não gerar conflito.

Trabalhe em conjunto
Quando você precisa conviver com a pessoa tóxica, como um familiar ou colega de trabalho, por exemplo, uma boa opção é tentar compreender as razões por trás dessas atitudes prejudiciais, para ajudá-lo a desenvolver essas oportunidades de melhoria. A parceria é um caminho efetivo para transformar a relação entre vocês e criar um clima harmonioso.

Retire-se quando necessário
Se as atitudes permanecerem mesmo após todas as tentativas de ajudar, o melhor é se afastar e manter o mínimo de contato possível. Quando houver alguma situação de maior tensão ou que você se sinta desconfortável, não julgue ou discuta, se retire do local. Às vezes, o silêncio é mais efetivo do que qualquer argumento.

Mantenha a leveza da mente
Após um momento de tensão, desvie o foco dos seus pensamentos e se liberte das energias negativas. Exercite sua inteligência emocional, cuide e preze pelo equilíbrio de sua saúde mental e psicológica. “Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você.” – Jean Paul Sartre.

Este artigo foi útil para você? Comente e compartilhe as dicas com seus amigos nas redes sociais.
*José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.