Newsletter subscribe



Artigos

Não deixe que seus familiares interfiram na mudança da sua vida

Posted: 23 de maio de 2018 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Bianca Caselato*

Mudar de vida requer força de vontade e descobrir a si mesmo, mas os familiares podem obstaculizar esse novo direcionamento de maneira tão forte, que se a pessoa não estiver com certeza absoluta do que quer, pode até mesmo acabar desistindo dos planos.

Existe esta situação do choque inicial por parte dos familiares sempre que há uma mudança na vida de uma pessoa, e que esta escolha pode não ser bem vista em um primeiro momento. Como todos estão acostumados com aquela pessoa até então, mudar passa a ser considerado um grande risco – e até mesmo uma falta de responsabilidade. Por isso existe este processo de coaching, para fortalecer esta pessoa através do autoconhecimento na hora de enfrentar possíveis críticas.

É preciso trabalhar este posicionamento frente às pessoas: o processo de mudança vai mostrando que apenas esta pessoa é responsável pelas escolhas e suas mudanças. As consequências apenas ela vai sofrer e não a família. Quando se cria esta consciência, a família pode até ser contra, mas a mudança já começou. É desta maneira que se mostra aos familiares que esta mudança é importante.

O apoio será de quem te ama
Se estes familiares gostarem mesmo desta pessoa, eles entenderão e aceitarão tão logo percebam o bem que a mudança está trazendo. Pode ser que em um primeiro momento possa parecer estranho e gere uma resistência, mas com o passar dos dias se percebe que a mudança é positiva por um único motivo: partiu de dentro da pessoa quando ela se descobriu.

Se houve a busca por um coaching significa que algo não estava indo muito bem ou havia a necessidade de potencializar algum talento. Quem ama de verdade a pessoa que está querendo, mudar vai entender.

E quando há muita resistência?
Imaginando um cenário em que um familiar não apoiar esta mudança, talvez possamos estar diante um outro espectro dentro do coaching: será que não seria o caso de se afastar desta pessoa?

Life Coaching lida com vida e se tivermos pessoas venenosas ou que atrapalhem com piadinhas e críticas sem fundamento, talvez seja hora de se afastar um pouco desta pessoa, sendo ela familiar ou não. Pelo menos durante o processo de mudança: isso pode ter sido gerado por ciúmes, da pessoa resistente querer viver o que você está vivendo e não pode. Entender se este é um caso de afastamento, momentâneo ou definitivo, somente o Life Coaching vai definir.

*Bianca Caselato é Master Coach formada em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior pela Faculdade de Estudos Sociais do Paraná- FESP. É especialista em SELF coaching, Executive Coaching e Master Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching, com certificação internacional, pela ECA – European Coaching Association, GCC- Global Coaching Community, BCI- Behavioral Coaching Institute e IAC – International Association of Coaching. Para mais informações acesse http://biancacaselato.com.br/