Newsletter subscribe



Artigos

Não encontro sentido no meu trabalho

Posted: 25 de agosto de 2012 às 5:41 pm   /   by   /   comments (0)

 

Luiz Marins*

Muitas pessoas me dizem não encontrar sentido no trabalho que realizam e, portanto, não encontram motivação no que fazem, pois acreditam que seu trabalho é sem importância, rotineiro, que qualquer pessoa poderia fazer, etc.

Os estudos mais modernos têm apontado para o fato de que não é o trabalho em si que é importante ou sem importância e sim como ele é realizado.

Assim, não há trabalho sem importância ou “menos importante”. Se ele não tivesse importância alguma, com certeza não precisaria existir. Se existe, é porque tem importância para alguém ou para a organização.

Esses estudos mostram que há pessoas que dão valor e veem um grande significado em realizar tarefas que outras pessoas desvalorizam. Embora a tarefa seja idêntica, a visão e a interpretação, mudam a percepção de valor de quem a faz. Pessoas felizes conseguem enxergar e entender o valor das pequenas tarefas diárias que muitas desvalorizam e fazem como um “peso” ou obrigação. É por isso que se diz, com muita propriedade, que “motivação” é uma “porta que se abre por dentro”. A sua maneira de encarar o trabalho e como o realizará é que o fará mais ou menos relevante.

Uma história muito conhecida é a de dois pedreiros construindo uma catedral. Ao serem perguntados sobre o que faziam, um deles respondeu que realizava aquele trabalho rotineiro e maçante de levantar paredes e rebocá-las. Já o outro explicou que estava ali construindo uma catedral que seria uma das mais belas obras de arquitetura e receberia milhares de fiéis e visitantes do mundo inteiro. Embora a tarefa de ambos fosse exatamente a mesma, a visão deles sobre o trabalho era totalmente diferente. O que os estudos mostram é que essa forma positiva de encarar o trabalho e a própria vida altera a percepção de felicidade das pessoas com consequente repercussão em seu sucesso pessoal e profissional.

Assim, por mais simples que seja a tarefa, procure fazê-la com essa postura mental. Faça bem feito, com atenção aos detalhes, com aquele sentimento de perfeição que fará sua autoestima aumentar. Pense nas pessoas que se beneficiarão com seu trabalho e então, acredite, começará a encontrar sentido no que faz.

Pense nisso. Sucesso!

*Luiz Marins é autor de diversos livros, Palestrante, Consultor, comentarista empresarial e de negócios em programas das Redes Globo, Bandeirantes e Rede Vida, Presidente da Anthropos Consulting e da Anthropos Motivation&Success, empresas pioneiras na utilização da antropologia no estudo e desenvolvimento empresarial. Conheça mais sobre o Prof.Marins em www.anthropos.com.br