Newsletter subscribe



Artigos

Não ficamos ricos porque não queremos

Posted: 22 de julho de 2017 às 11:57 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*”

“Fulano(a) é que está bem, está rico(a), nadando na grana” costumamos ouvir e comentar quando estamos em uma roda com pessoas conhecidas.”Tem vários carrões, viaja sempre para cima e para baixo, frequenta os melhores restaurantes, está em todas…”

“É verdade” diz alguém, “mas você sabe de onde ele/ela veio, como foi a vida dele/dela antes de ser rico? sabia que ele/ela teve que comer o pão que o diabo amassou para chegar a ser famoso?”

Como se diz: “vocês só veem a pinga que eu tomo, mas não veem os tombos que eu levo!”.

É bem verdade. Costumamos falar bem da (e/ou criticar a) vida das pessoas que estão em evidência em suas carreiras sem pensar no que elas fizeram para chegar a esta posição. É bem verdade também que no momento em que vivemos, com tantas pessoas vivendo e mostrando suas riquezas, não se pode acreditar 100% que essas riquezas vieram de trabalho totalmente honesto, mas existem pessoas que se tornaram riquezas e famosas com muito suor de trabalho honesto.

Será a gente passaria por todas as dificuldades como elas passaram? será que a gente teria o mesmo arrojo, a mesma dedicação, o mesmo desprendimento que elas tiveram?

Eu mesmo conheci muitos colegas de trabalho que não precisariam passar por determinadas situações porque vinham de famílias muito ricas. Mas, se sujeitavam a trabalhar, muito, a toda hora, mesmo de madrugada, em atividades que literalmente tinham que sujar as mãos. Comiam em lugares comuns, como nós, “simples mortais”. Andavam com roupas comuns, usavam até meias furadas. E não era porque queriam se fazer de coitadas. É porque foram ensinadas a viver do que tinham, do que ganhavam.

Voltando ao título deste artigo, muitas vezes não mudamos a nossa vida e não nos tornamos capazes de fazer mais, como ficar rico, por exemplo, porque não temos a coragem e o desprendimento de fazer o que os bem-sucedidos fazem.

*Nelson Fukuyama é Co-Fundador, Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Diretor e Administrador da Yama Educacional e Colunista dos portais Carreira&Sucesso, da Catho e Administradores.com para os quais fala sobre comportamento no ambiente de trabalho, com base em sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.