Newsletter subscribe



Artigos

Não se considere um perdedor

Posted: 10 de dezembro de 2014 às 6:16 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Nesse período de final de ano você encontra pessoas com sentimentos diferentes. Tem gente extremamente feliz, assim como tem gente profundamente triste.

Tem aquelas pessoas que estão felizes da vida, ou porque se sentem realizados em tudo aquilo que fizeram durante o ano ou simplesmente porque o ano está terminando e é época de festas, de comemorações.
Por outro lado, estão as pessoas que estão se sentindo tristes. Estão frustradas com alguma coisa que fizeram e não deu certo, ou por algo que perderam, ou ainda por algo que deixaram de fazer durante o ano. E esse pode ser o seu caso.

Talvez você esteja se sentindo muita frustração pelo fato de ter perdido o seu emprego no qual já estava bem posicionado(a) e com esperanças de crescer ali. Para você que está se sentindo assim não seria o caso de considerar que a empresa não estava passando por bons momentos e a gerência chegou à conclusão de que era necessário dispensar muita gente para cortar custos e assim continuar sobrevivendo?

Talvez você esteja entre aquelas pessoas que não conseguiram o emprego que queria apesar de ter enviado tantos currículos, ter participado de tantas dinâmicas de grupo, de ter sido convocado para entrevistas finais. Para você, não seria o caso de lembrar o(a) outro(a) candidato(a) pode ter agradado mais por ter algum diferencial em relação a você?

Talvez você esteja se sentindo essa frustração porque não conseguiu a sua promoção nesse ano. Também aqui não seria o caso de considerar que havia alguém que apresentou uma melhor performance que a sua e por isso mesmo foi promovido(a) e você não?

Você está assim porque não conseguiu concluir aquele curso de especialização que seria tão importante para você? Talvez as condições de trabalho e até financeiras não tenham permitido que você o concluísse. Ou ainda, pode ser que você também não estivesse contente com o conteúdo apresentado e, como muita gente, decidiu parar.

Talvez você tenha tido prejuízos com a sua empresa, com o seu negócio. Não se desmereça por conta disso, uma vez que devido às condições econômicas deste ano, muita gente está brigando para sobreviver.
Portanto, como você pode ver, não vista a carapuça de perdedor. Você tentou, fez o possível. Agora, aproveite os últimos dias de dezembro e faça planos para o novo ano. Comece tudo de novo, com fé e muito trabalho. O que não pode é ficar parado(a), esperando que as coisas caiam do céu.

Deus abençoe a sua vida com grande Prosperidade e Satisfação em tudo o que fizer.

*Nelson Fukuyama é Colunista e Editor-Chefe do portal Dicas Profissionais, Diretor da Yama Educacional, Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho Online e Revista Atitude Empreendedora, Palestrante do Dicas Profissionais Highlights 2013. Sua trajetória profissional inclui experiências que vão de trainee de consultoria a executivo de alto nível em empresas nacionais e multinacionais.