Negligência Planejada

Marco Fabossi*

Falando sobre a administração de tempo em uma vida diária tão cheia de compromissos, me lembro de uma passagem interessante que dá uma ideia de como podemos adotar a negligência planejada. É assim:

Perguntaram para uma jovem violinista qual o segredo de seu sucesso, ela respondeu:

– Negligência Planejada.

Em seguida explicou: Quando estava na escola, havia muitas coisas que exigiam meu tempo. Ao ir para meu quarto depois do café da manhã, arrumava a cama, colocava o quarto em ordem, varria o chão e fazia tudo aquilo que achasse importante. Em seguida corria para estudar violino. Com o tempo descobri que não estava progredindo como gostaria, assim inverti as coisas. Enquanto o tempo de estudar violino não acabava, deliberadamente negligenciava todas as outras coisas. Esse programa de negligência planejada, a meu ver, é o responsável por meu sucesso.

Algumas das expressões mais ouvidas em nossos dias são:

– “Não tenho tempo”,

– “Não deu tempo”,

– “Não vai dar tempo”, etc.

Você já parou pra pensar no que está por trás dessas palavras? Será que é realmente “falta de tempo”? Não seria falta de prioridade?

Se refletirmos sobre isso, talvez cheguemos à conclusão de que não existe “falta de tempo”, já que todos os seres humanos têm exatamente a mesma quantidade de tempo disponível em seu dia-a-dia.

Na vida pessoal e profissional, nós priorizamos aquilo que julgamos importante, por isso, antes de dizer que não temos tempo para alguma coisa, seria importante refletir se essa coisa é realmente prioritária para nós. Se for, precisamos arranjar tempo para ela, ainda que tenhamos que usar a estratégia da Negligência Planejada.

Um abraço,

*Marco Fabossi, Sócio-diretor da Crescimentum – Alta Performance em Liderança, é Conferencista, Consultor, Coach Executivo e Coach de Equipe, com foco em Liderança e Coaching. Graduado pela FEI, com especialização e MBA pela Fundação Getúlio Vargas. Autor do Livro “Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach”. Criador e Mantenedor do Blog da Liderança


Vídeo recomendado:

Administração do Tempo

Julio Amorim dá 4 dicas preciosas que irão te ajudar no gerenciamento de atividades e tornar seu vida profissionais mais produtiva.