Newton Paiva participa da primeira FINIT de Belo Horizonte

 

Newton Paiva participa da primeira FINIT de Belo Horizonte na qual Professores e alunos apresentam projetos desenvolvidos e oferecem oficinas interativas para participantes da Feira Internacional de Negócios Inovação e Tecnologia aprenderem a fazer drones, óculos de realidade virtual etc.

A FINIT – Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia, que acontece no Expominas, em Belo Horizonte. No evento, professores e alunos apresentam diversos projetos desenvolvidos no Fab Lab da Newton, laboratório coletivo de tecnologia livre e compartilhada, onde estudantes, educadores, empresas, profissionais, especialistas e curiosos podem adquirir conhecimento, trocar experiências e utilizar equipamentos para criar soluções para os problemas de hoje e das cidades do futuro. O estande da Newton fica na Arena Experience.

“A FINIT é uma feira que tem tudo a ver com a proposta do Fab Lab Newton de inovação. Nosso estande tem um pouco de tudo que fazemos no laboratório inaugurado em outubro de 2015, com o objetivo de incentivar o conhecimento aberto, o empreendedorismo e o espírito mão na massa e formar profissionais altamente capacitados”, declara Isis Boostel, professora do centro universitário.

Entre as atividades que estarão disponíveis durante a FINIT, estão as oficinas “Máquina Mágica”, para o visitante criar máquinas que solucionem questões cotidianas utilizando materiais simples, “Meu Primeiro Óculos de Realidade Virtual”, que mostrará, na prática, como fazer um óculos de realidade virtual, “Meu Primeiro Circuito Elétrico”, que ensinará a fazer um circuito elétrico e “Meu Primeiro Drone”, para os participantes construírem e pilotarem drones. Os interessados poderão fazer as inscrições no próprio estande da Newton.

A Newton também patrocina a “Campus Party MG”, que acontece no mesmo local, simultaneamente à FINIT e tem curadoria da coordenadora do Fab Lab Newton, Carla Werkhaizer, e do coordenador de pesquisa, extensão e inovação da Newton, Jan Diniz.

“Na sexta-feira (11), às 13h, haverá dois workshops interativos na Campus Party: o “Modelagem 3D para Iniciantes”, para os participante colocarem a mão na massa e criarem um projeto impresso em 3D e, às 16h, o “Como fazer o seu Streaming Switch”, em que a comunidade “BH Arduiners Meetup”, com entusiastas do Arduino, placa única de baixo custo, construída com hardwares e circuitos livres, que permite a automação de projetos eletrônicos e de robótica por profissionais ou amadores e que tem atraído jovens e apaixonados pelos desafios da programação e da montagem de protótipos, ensinará a criar um botão de interação entre uma TV e um smartphone. Além disso, todos os participantes terão mais informações sobre o Centro Newton de Empreendedorismo (CNE), que tem como objetivo inspirar e estimular o desenvolvimento e práticas empreendedoras e tornar o um projeto vendável por meio da modelagem de negócios.

Para participar dos workshops realizados na Campus Party MG 2016 é necessário fazer a inscrição pelo site: http://minasgerais.campus-party.org.

Segundo a Fab Foudantion, instituição que reúne todos os Fab Labs do mundo, já estão funcionando no Brasil 32 Fab Labs. Em Minas Gerais, o único é o Fab Lab Newton. Os demais estão em São Paulo-SP (6), Rio Grande do Sul-RS (6), Santa Catarina-SC (6), Rio de Janeiro-RJ (2), Pará-PA (2), Bahia-BA (2), Brasília-DF (1), Mato Grosso-MT (1), Mato Grosso do Sul-MS (1), Paraná-PR (1), Pernambuco-PE (1), Ceará-CE (1) e Sergipe-SE (1).

Serviço: FINIT – Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia e Campus Party MG

Onde: Av. Amazonas, 6200 – Gameleira, Belo Horizonte – MG.

Quando: de 9 a 13 de novembro de 2016

Horário: das 9h às 22h

Sobre o Centro Universitário Newton Paiva

Com sede em Belo Horizonte (MG), o Centro Universitário Newton Paiva oferece uma ampla oferta de cursos de graduação tradicional, tecnológica e a distância, e de pós-graduação, com nível acadêmico de alta qualidade – 80% do corpo docente formado por mestres e doutores. Conta com modernos laboratórios, centros e núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e programas de iniciação científica e extensão. Além da qualidade de ensino reconhecida e de privilegiar a prática, a Newton investe permanentemente no relacionamento com o mercado, firmando importantes parcerias para proporcionar a seus alunos as melhores perspectivas e oportunidades profissionais, incluindo convênio e acordos com instituições educacionais internacionais. Veja mais em newtonpaiva.br.

 

Vídeo Recomendado

COMO SE VESTIR PARA UMA ENTREVISTA DE EMPREGO
A consultora de imagem e estilo Lilian Lopes fala sobre a importância de se vestir adequadamente para uma entrevista de emprego e dá dicas para homens e mulheres.