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Novas regras de etiqueta no mundo corporativo

Posted: 11 de março de 2013 às 8:00 am   /   by   /   comments (0)

Se no cotidiano a boa educação recomenda que, por exemplo, se bata na porta antes de entrar, aos poucos o ambiente digital também revela as suas próprias regras de comportamento e etiqueta.

O envio errado de e-mail ou um comentário maldoso sobre o chefe ou a empresa publicado no Twitter ou no Facebook, por exemplo, podem deixar a pessoa numa situação constrangedora, comprometer a reputação e a carreira e até gerar demissões.

E para ajudar as pessoas a tirar melhor proveito das novas tecnologias e evitar erros muitas vezes banais, reuni aqui dicas de como se comportar no ambiente digital. Confira abaixo alguns exemplos:

Redes sociais como Facebook: 

Você usa redes sociais, como Facebook, por exemplo, para uso pessoal ou profissional? Se você decidir adicionar colegas de trabalho, chefes e clientes mantenha uma abordagem inteiramente profissional. Evite colocar, por exemplo, o que você comeu hoje ou qual bar você vai à noite. Avalie se não é o caso de usar um perfil apenas profissional e outro apenas pessoal.

  • Comentários:

Em muitas redes sociais, o que você escreve pode ser lido por outros usuários. Portanto, qualquer um de seus “amigos” (incluindo colegas de trabalho, chefes etc) pode ver seus comentários, fotos e links do YouTube, gostar ou não gostar. Opte por mandar um e-mail ou use o sistema de mensagens privadas, caso o assunto seja mais profissional ou muito informal;

Sites de networking profissional, como LinkedIn: 

Se o uso de redes sociais pessoais no ambiente corporativo já alerta para a necessidade de cuidados, a atenção deve ser ainda maior quando se trata de redes de natureza profissionais. Evite postar assuntos triviais. Seu objetivo deve ser tornar-se uma referência e não um chato na rede.

  • Perfil:

O perfil é seu cartão de visitas para a sua rede de relacionamento e futuros contatos. Para deixá-lo mais atrativo, evite lacunas de informações. Complete o perfil com seu resumo profissional, histórico profissional e formação acadêmica. Acrescente realizações importantes de sua carreira para que seus contatos possam ter uma clara ideia de suas qualificações.

  • Solicitações:

A demora em responder convites para ampliar a rede de relacionamento pode afetar sua imagem. Paciência é uma virtude, mas nem todos a possuem. Responda os pedidos prontamente – em menos de 24 horas, se possível.

Aparelhos de celular: 

Celulares e smartphones são ferramentas praticamente indispensáveis no ambiente corporativo  Porém, a maneira como são utilizados dizem bastante quanto à sua postura profissional. Em reuniões, é importante mostrar que está focado, e olhar o celular constantemente ou ficar escrevendo mensagens mostra aos outros que o seu foco está em outro lugar. Em situações urgentes, saia da sala para responder uma mensagem ou fazer uma ligação.

 

[author] [author_image timthumb=’on’]http://www.roberthalf.com.br/EMEA/Brazil/Articles/Images/recrutamento-e-selecao-fernando-mantovani.jpg[/author_image] [author_info]Fernando Mantovani atua no segmento de recrutamento e seleção de executivos desde 2005 e é managing director da Robert Half, no Brasil. Contato: mantovani@roberthalf.com.br[/author_info] [/author]