Newsletter subscribe



Artigos

Nunca brigue com o rei

Posted: 16 de janeiro de 2013 às 12:11 pm   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Quem é o “rei”? Imagine aqui o “rei” como a pessoa mais importante no lugar onde você estiver, e, portanto, aquela que deve ser mais respeitada. Falo de pessoa independente de sexo, cor, preferências, ainda que não seja exatamente o bam-bam-bam na escala hierárquica global. Naquele lugar, naquele momento, ela merece toda a sua consideração e respeito.

Exemplos de “rei”. O Cliente. O(a) subchefe do seu setor, ou a pessoa que está substituindo o chefe na sua ausência. A(o) recepcionista da empresa que você está visitando ou telefonando. A(o) subgerente da agência bancária. O manobrista onde você deixa o seu carro. O(a) motorista de táxi ou do carro onde você está viajando. E assim por diante.

Entenda “brigar” não como agressão física, pode ser na forma verbal ou outra forma de agressão ou discussão de algum assunto. Melhor entender como “se indispor com alguém em nível superior”.

Exemplos de “briga”. Temos tantos e com certeza você já presenciou, viveu ou soube de casos assim. Pode ser o caso recente da atriz que, pelo que parece, destratou o motorista responsável pelo seu transporte até o set de gravação. Por sinal, parece que a discussão foi tão séria que o motorista sofreu um ataque cardíaco e acabou morrendo em seguida. E há tantos outros casos que aconteceram em tantos lugares…

As consequências de “se indispor com alguém” podem ser sérias. Pode ser até que você consiga esclarecer o assunto mais tarde e quem sabe consiga o perdão por ter, mas, você pode correr o risco de perder um bom negócio ou até o seu emprego por conta de uma indisposição. O pior é que a sua imagem pode ficar marcada negativamente por se envolver em uma situação dessas.

“Ah! Mas a culpa não foi minha, foi da outra pessoa” você pode dizer. Não importa quem foi o causador do mal estar, preocupe-se com a sua parte, procure não se envolver, e, mais importante, esteja sempre atento para não “brigar” com o rei…

Fica aí a dica de hoje.

*Nelson Fukuyama é Editor Chefe do portal DicasProfissionais e Diretor da Yama Educacional. Todas as suas matérias refletem as suas experiências profissionais presenciadas durante anos como consultor e executivo de empresas nacionais e multinacionais.

A reprodução total ou parcial é autorizada desde que citada a autoria e o portal Dicas Profissionais (www.dicasprofissionais.com.br).