Newsletter subscribe

Artigos

O Carnaval nos ensina muitas lições

Posted: 12 de fevereiro de 2018 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Parece que não, e a gente goste de folia ou não, o Carnaval nos ensina muitas lições para a nossa vida pessoal e profissional.  Eis algumas dessas coisas.

Onde foi que erramos no ano anterior.

Se há uma excelente fonte de consulta para os nossos próximos passos, essa fonte são os erros cometidos no passado. Para a escola pode ter sido o enredo, a alegoria, a bateria, por exemplo. Para nós poderiam ser as escolhas que fizemos com relação a pessoas e decisões, os maus passos dados, e outros erros que podem ser evitados de agora para frente.

O Carnaval está agendado há um ano.

Quem acompanha as festas sabe que nem bem tinha acabado o Carnaval do ano passado já havia uma data certa para que o do ano novo acontecesse. Ao contrário de muitos nós que não conseguimos sequer planejar o que vamos fazer na semana seguinte quanto mais no próximo ano.

A busca da harmonia entre os integrantes

A gente pode observar que a cada ano as alas desfilam de maneira mais integrada. Há um esforço para que a bateria seja acompanhada pelos demais integrantes de maneira seja mais harmoniosa. Se trouxermos para o nosso dia-a-dia poderíamos pensar em como trabalhar de maneira harmoniosa com as outras áreas da empresa assim como com as demais pessoas que nos cercam.

Ah! E que energia demonstram os que comandam a festa

A energia demonstrada pelas cantoras dos blocos de Carnaval é de se admirar. Não importa a distância, elas se desdobram para alegrar os participantes. Em questão de minutos, uma cantora está em Salvador à frente de um bloco e no momento seguinte ela está à frente da sua escola de samba preferida. Uma energia que poucos líderes demonstram dentro das empresas.

Esses e muitos outros exemplos podem nos ajudar a pensar no Carnaval como uma fonte de inspiração de nossas vidas.

 *Nelson Fukuyama é Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, é Diretor e Administrador da Yama Educacional e Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho, da Revista Atitude Empreendedora e Administradores.com para os quais fala sobre comportamento no ambiente de trabalho, com base em sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.