Newsletter subscribe



Artigos

O Futebol e a Política Brasileira

Posted: 8 de novembro de 2020 às 9:38 pm   /   by   /   comments (0)

Sarah Fukuyama Ataíde*

Estamos vivendo momentos importantes de eleições para a escolha dos nossos governantes. Nos próximos dias serão escolhidos prefeitos e vereadores que conduzirão o destino das nossas cidades, por isso devemos levar a sério essas eleições. E isso nem sempre acontece.

Recentemente, durante uma aula, meu professor comentou que nós tratamos a Política como tratamos o Futebol, ficamos na maioria das vezes criando discussões que não contribuem com nada, são inúteis.

Imagine o seguinte exemplo.

Quatro amigos se reunem para assistir a uma partida de futebol em uma tarde de sábado. Dois torcem para um time, e dois para outro. De repente, começam a discutir depois do final do jogo. Dois dizem: “claro, defendemos nosso time com unhas e dentes, pois somos fiéis. Quem manda vocês torcerem para o time que perdeu. Não foi porque o meu time roubou”.

Acaba em discussão o que era para ser uma tarde de entretenimento. Eles não são maduros o suficiente para gostar de um time e respeitar o adversário quando ele ganha. Alguém mais maduro diria “Ok que o time adversário ganhou. Aaah… Uma pena que tenha sido roubado! Só espero honestidade na próxima!” No final, o ressentimento passa. Eles esquecem a briga.

Agora, pensem nesses mesmos amigos falando de eleições.

Eles se encontram para saber os resultados das eleições. Dois defendem um partido com unhas e dentes e os outros dois, outro.

“Ooooooooooo! Nosso partido ganhouuuuuuu! Uma pena que vocês dois aí votaram no outro! Rá! Eu disse que o nosso partido ia ganhar! Se agora vocês estão magoados foi porque erraram em votar no outro, se tivessem votado no nosso, estariam felizes como nós”.

Alguém mais maduro diria: “Meu partido perdeu porque errou muito. Uma pena! Na próxima vez quem sabe. Eu vou pesquisar melhor antes de votar, pois poderei votar melhor e para ajudar meu país!”

Aqui também os mesmos amigos acabam discutindo e acabam com uma amizade, agora por causa da política.

Essas situações que estou comentando servem para mostrar que precisamos pensar bem naquilo que fazemos. Devemos tratar a Política não apenas como motivo para rivalidades, mas como uma forma de ajudar a melhorar a nossa cidade, os nossos Estados e o nosso país.

Lembre-se disso na hora de votar nas próximas eleições!

*Sarah Fukuyama Ataíde é uma estudante que está concluindo o Ensino Fundamental extremamente preocupada com o futuro do nosso Brasil.