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O introvertido e a sua carreira profissional

Posted: 21 de agosto de 2015 às 8:00 am   /   by   /   comments (0)

José Roberto Marques*

As pessoas introvertidas são mais quietas, reflexivas e possuem um senso de análise crítica mais aguçado, devido a sua habilidade de observação. Elas são reservadas e ao contrário do que a maioria deduz, não são avessas a manter relacionamentos interpessoais.

O introvertido possui vida social devidamente ativa, no entanto, é mais criterioso no que se refere às pessoas que serão incluídas em seus contatos. A razão é simples! Ele prefere dividir seu tempo com poucos amigos, com os quais se sente verdadeiramente a vontade, compartilhando conversas construtivas e momentos agregadores, do que estar em meio a muitas pessoas trocando diálogos superficiais.

Profissionais introvertidos, se destacam principalmente por seu nível de qualidade e excelência mas atividades que desempenham, pois são mais detalhistas e conseguem realizar tarefas metódicas por mais tempo. Sua capacidade de foco e concentração também é bastante elevado, desde que não esteja em um ambiente barulhento ou muito movimentado.

Fatores que podem Prejudicar a Vida Profissional do Introvertido

Mesmo com características valiosas, é preciso estar atento a alguns traços da introversão que podem atrapalhar o desenvolvimento de sua carreira. Confira abaixo:

Discrição em excesso

“Quem não é visto, não é lembrado.” Essa frase é aplicada com frequência no meio corporativo, ou seja, ficar reservado demais no trabalho pode ser um ponto prejudicial. O ideal é manter o equilíbrio, identificando o momento certo e a hora certa de expressar sua opinião, sugerir ideias e projetos. O fato de ser muito quieto ou calado pode transmitir a imagem de estar desinteressado ou desestimulado, mesmo sabendo que esta é uma conclusão errônea. Neste caso, você corre o risco de não ter mais sua presença notada com o passar do tempo.
Procure se mostrar mais participativo e envolvido com a equipe e os projetos da empresa. Dedique ao menos 10 minutos diários para interagir, conversar, compartilhar novidades e informações que possam agregar com os colegas de trabalho.

Dificuldade de fazer networking

Fazer novos contatos é realmente um desafio para os introvertidos, que pode acabar comprometendo sua rede de relacionamentos profissionais, caso essa habilidade não seja exercitada.

Quanto maior o networking, maiores serão os momentos de troca de conhecimentos e experiências, fatores essenciais para ampliar sua visão de mundo. Além disso, as conexões estabelecidas ao longo de sua trajetória colaboram substancialmente para o surgimento de novas oportunidades que possam impulsionar sua carreira.

Seja receptivo para conhecer novas pessoas. Em congressos e eventos, tome também a iniciativa de se apresentar. Não há segredos para iniciar um diálogo, o fato ser verdadeiramente interessado em conhecer o outro e um pouco de curiosidade para fazer perguntas, são o suficiente para “quebrar o gelo” e desenvolver uma boa conversa.

Não promover seus resultados

A maior parte dos profissionais que ocupam cargo de gestão são extrovertidos, isso se deve ao fato de se comunicarem com maior facilidade. Consequentemente, eles fazem seu marketing pessoal com maior eficácia do que os introvertidos.

Promover sua autoimagem é primordial para crescer no universo corporativo, mas vale ressaltar que essa impressão positiva, indispensavelmente, deve ser acompanhada de competência e resultados concretos.

O introvertido se sente desconfortável em “vender a própria imagem” por parecer um comportamento forçado. E realmente, fazer seu marketing pessoal deve ser algo espontâneo e natural.

Se colocar mais a disposição para ajudar seus colegas de trabalho, por exemplo, é uma atitude que ajuda tanto a ampliar suas relações na empresa, como trocar experiências, ideias e resultados. Quanto mais ativo, mais você será lembrado em oportunidades futuras!

*José Roberto Marques José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.