O mercado precisa de profissionais criativos e inovadores!

 

Kalinka Carvalho*

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente no que se refere a conhecimentos e habilidades dos contratados. O colaborador precisar ser bom em determinado assunto e, além disso, deve ser criativo e inovador. Sério? Sou um economista e preciso ser criativo? Sim, precisa.

A criatividade e a inovação são temas importantes do mundo corporativo. Não basta ser criativo, você tem que colocar a mão na massa e inovar, fazer acontecer.

A palavra criatividade vem do latim, creare, que significa criar, fazer, elaborar, e do grego, kraire, que quer dizer realizar, desempenhar, preencher. Nas empresas a inovação é o procedimento de introduzir uma ideia, colocando-a em prática. A criatividade não é só um diferencial ela é requisito obrigatório e saber inovar é a condição para continuar no mercado. Criatividade e inovação não são sinônimas, mas andam juntas. Criatividade é pensar coisas novas, inovação é fazer coisas novas acontecerem.

CRIATIVIDADE = FORÇA DE TRABALHO

INOVAÇÃO = RESULTADO DA CRIATIVIDADE

A mais importante das políticas de uma empresa é apostar em seu pessoal e estimular a criatividade todos os dias. Uma empresa se torna criativa quando sua criatividade é utilizada em suas atividades diárias e cotidianas.

E como estimular a criatividade de seus funcionários?

– Abertura dos canais de comunicação interna e externa;

– Cultura descontraída e com liberdade para discutir ideias;

– Feedbacks de gestores e seus colaboradores;

Essas práticas são fundamentais para promover a Criatividade e a Inovação organizacional com plenitude. O trabalho em equipe é outro fator importante, por que muitas vezes ideias são estimuladas através de outras ideias.

Você também pode estimular a criatividade no seu dia-a-dia. Cultive a autoestima, a autoconfiança, o otimismo e o bom humor. Torne as tarefas prazerosas e não uma obrigação. Se você faz sempre as mesmas coisas e frequenta os mesmos lugares, agite sua rotina fazendo coisas diferentes. Faça um caminho novo, faça novas amizades, mude a mesa de trabalho, assista a filmes, leia livros, visite lugares, mude seu visual, isso irá estimular a sua criatividade.

Quando a mente é exposta a novidades, há um estímulo. Não se deve ter medo de se expor, medo do que as pessoas vão falar. Solte-se, mude e crie!

*Kalinka Carvalho, Publicitária, Personal Organizer, Produtora de Eventos e Consultora de Marketing. Escreve para os blogs Papo Universitário e Mercado Executivo.


Vídeo recomendado:

Como se vestir para uma entrevista de emprego?

A consultora de imagem e estilo Lilian Lopes fala sobre a importância de se vestir adequadamente para uma entrevista de emprego e dá dicas para homens e mulheres.