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O momento é de diálogo!

Posted: 25 de junho de 2019 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Luciano Salamacha*

A falta de alinhamento estratégico atinge a maior parte das empresas, as vezes, algum departamento, uma diretoria ou profissionais individualmente. Isso porque alguém acredita, ou passa acreditar que trabalha numa empresa diferente dos demais profissionais da mesma empresa. Mas por que isso acontece? Porque em algum momento a pessoa se perdeu na comunicação! O que foi alterado, o que foi modificado no objetivo inicial passou despercebido ou de forma distorcida por falta de entendimento, clareza, distanciamento ou até exclusão. Entender equivocadamente acontece com todo mundo. A questão é manter a ignorância sobre o que é correto por opção ou por falta do saber.

Vivemos um momento em que o diálogo está raro e difícil. A polarização está em todos os cantos Os ânimos estão alterados e nossas posições pessoais estão interferindo no trabalho e no desempenho coletivo. A falta de alinhamento acontece quando o diálogo nas empresas não é estimulado.

É urgente o momento de falar e de ouvir e conhecer alguns passos para fazer um bom alinhamento com os colegas de trabalho e chefia.

*Perceba o seu isolamento. A falta de comunicação pode ter partido de você. As pessoas não te ouvem mais é uma questão de causa e efeito. Talvez você tenha insistido em uma mensagem que precisa se renovar, que não funciona como antes. Avalie se os seus argumentos estão ultrapassados, se precisam de uma nova roupagem. Lembre-se que o mundo está se renovando rapidamente.

*Entenda o processo, os interesses e objetivos individuais. Para criar um novo diálogo, uma nova roupagem na fala, é necessário compreender. Analise, estude, experimente novas estratégias dessa comunicação.

*Mantenha a harmonia acima de tudo. Quando há harmonia, há compreensão e as pessoas ficam dispostas a ajudar. Quando há discórdia em nível de disputa ou pessoalidade, há preconceito, julgamento e cada um julga a luz da própria história, do conhecimento adquirido individualmente, do que acham certo e errado. Sua mensagem poderá ser distorcida propositalmente para te prejudicar ou emperrar o seu processo. Não alimente inimizades.

*Peça ajuda. “Talvez eu precise de ajuda para me comunicar melhor”, “não quero criar atrito”, “quero que entenda que minha intenção é me fazer entender e compreender o que acontece com a empresa”. São frases que transmitem humildade, que podem desarmar o receptor e colocar nos trilhos um relacionamento ou situação que estava se desalinhando.

*Assuma que a culpa é sua, quando for o caso. Quando a falta de alinhamento gera desculpas todo mundo quer sair do foco. A palavra “Desculpas” – vem do latim, DES significa afastar e é assim que acontece quando há uma crise.

Então, se a comunicação está ruim assuma que você pode ter errado no caminho da compreensão. E que isso pode ter gerado o dissabor, o desencontro.

*Elimine os pré-julgamentos equivocados. Deixe claro que não quer entrar em confronto. Que a intenção é saber se se perdeu os objetivos iniciais e retomar.

*Escute. Se desarme e coloque a bola no chão. Frases como “Não quero questionar sua posição” e “Quero ouvir“ podem levar a verdade. Esteja preparado para ela, se a verdade que ouvir, não for exatamente a que você quer ou concorda. Não se precipite. Avalie com calma, reflita antes de qualquer medida, divida com pessoas de confiança e mais experientes.

*Elimine a ignorância do saber. Segundo o filósofo Jonh Rawls, para se alcançar o bem comum ou a liberdade individual temos que tirar “véu da ignorância” da nossa frente. Muitas vezes, o mantemos para nos autossabotar. O pior é manter a mentira. A verdade, por pior que seja, nos liberta.

Bem alinhado o resultado vem, o prazer de trabalhar se renova e novas oportunidades de relacionamento surgem podendo melhorar a carreira. Não meça esforços em se alinhar com a vida.

*Luciano Salamacha é doutor em Administração e mestre em Engenharia de Produção, consultor e palestrante internacional, professor da Fundação Getúlio Vargas em programas de pós-graduação, fundador da Escola do Pensar, coordenador de MBA de neurociências na ESIC Internacional, autor de livros e artigos científicos publicados no Brasil e no exterior. Mais informações: site www.salamacha.com.br e www.dicadosalamacha.com.br.