Newsletter subscribe



Uncategorized

O que ainda dá para fazer em 2012?

Posted: 30 de setembro de 2012 às 11:08 pm   /   by   /   comments (0)

 

Nelson Fukuyama*

Estamos a pouco mais de dois meses para terminar o ano 2012. Um ano que passou tão rápido, tão rápido que muita gente talvez nem tenha se dado conta sobre a quantidade de quantas coisas com as quais se envolveu, e está ainda com projetos para serem concretizados. Outros, que ainda não tiveram a oportunidade de dar início a seus planos já começam a ficar preocupados de que o tempo restante não será suficiente para darem os seus passos.

Se você estiver incluído em um desses casos, de ter que concluir muita coisa ou de ter que iniciar algum projeto, não se desespere. Organize-se olhando o resto do ano que ainda temos pela frente.

Faça as contas. Se você consultar um calendário vai saber que temos mais 92 dias até o final do ano. Exclua pelo menos 33 dias que são os finais de semana e feriados. Restam, portanto, 59 dias, sem contar os dias do mês dezembro quando muitas empresas costumam liberar seus funcionários por alguns dias para férias coletivas. Vamos considerar então que temos pouco mais de dois meses de dias úteis. Se você não teve férias, ainda pode tirar os 20 ou 30 dias. Ou seja, você vai ter menos de 40 dias de dias úteis para usar até o final deste ano de 2012.

Bom, parece que quem é trabalhador com registro em carteira, tem salário fixo, e não depende de comissão sobre vendas ou performance, costuma ficar mais feliz com tão pouco tempo que tem pela frente para trabalhar. Se esses não têm grandes compromissos nada melhor do que aproveitar mesmo os momentos.

Agora, quem estuda vai precisar dedicar um pouco mais de tempo para se preparar para o final do semestre e do ano, para as provas e quem sabe para finalizar o seu trabalho de conclusão de curso, que exige pesquisa, atenção e calma. Se estuda e trabalha vai precisar gerenciar melhor seus horários para conciliar estudos e trabalhos especialmente no curto espaço de tempo que terá de sobra em finais de semana. Planejar as atividades vai ajudar a manter a cadência para não se cansar e cair no estresse costumeiro dessa época do ano.

Quem é autônomo, tem seu próprio negócio, e dependendo do ramo, tem que correr para preparar para as atividades nos dias úteis que ainda falta para terminar o ano, já que em muitos casos eles ficar na dependência de avaliações e decisões de empresas clientes ou fornecedores cujos funcionários saem em férias nos últimos dias do ano. Se não se apressarem correm o risco de perder boas oportunidades de negócio.

Quem está desempregado e está em busca de uma vaga no mercado de trabalho, deve procurar contatos nos próximos meses de outubro e novembro já que em dezembro, para sua infelicidade, as contratações podem ser paralisadas e deixadas para serem retomadas somente no início do próximo ano.

É preciso contar ainda que dentro desse período de tempo restante teremos uma série de “distrações”. Nos próximos dias teremos as eleições municipais e já que grande parte das atenções estará voltada para o cenário político, há o risco para alguns de que as decisões, especialmente aquelas que te interessam, possam ser adiadas para depois das eleições. Em seguida, virá a “semana do saco cheio”, parada obrigatória para quem estuda e leciona, que, aliás, compromete mais sete dias do tempo restante. E finalmente virá o período de recesso para as festas de final de ano quando as preocupações são as compras de presentes para as pessoas mais próximas e ainda viagens de férias com todas as suas preocupações. Decisões ficam geralmente adiadas nesse período.

Então, se você quiser ter um bom aproveitamento do tempo restante é importante que você faça uma avaliação daquilo que pode realizar ainda neste ano, sem se decepcionar com os eventuais contratempos e adiamentos de decisão por parte de terceiros.

Boa sorte!

*Nelson Fukuyama, é Diretor da Yama Educacional, Editor-Chefe e Autor de artigos do portal DicasProfissionais. Foi Auditor, Controller, Superintendente e Diretor de Administração, Finanças e Recursos Humanos de empresas nacionais e multinacionais e também Consultor de Empresas e Negócios.

A reprodução total ou parcial é autorizada desde que citada a autoria e o portal Dicas Profissionais ww.dicasprofissionais.com.br