Newsletter subscribe



Artigos

O que é possível fazer ainda em 2013?

Posted: 2 de julho de 2013 às 7:23 am   /   by   /   comments (0)

 

Nelson Fukuyama*

Quando começa o ano a gente costuma fazer planos para melhoria de alguma coisa na vida, tanto no plano pessoal quanto profissional. “Esse ano novo eu prometo que vou mudar, tudo vai ser diferente”, é o que você ouve sempre. Mas, os dias passam, os meses passam e quando menos se espera, o semestre acaba. E muitos que tinham planos, se espantam porque o semestre passou e eles nem começaram a colocar em prática esses planos.

Agora, começa uma contagem de um novo período, e, pensando bem o tempo voa e é preciso agilidade. Alguém mais pessimista, e espero que você não esteja entre esses, poderá dizer “oh! não! ainda tem mais seis meses pela frente para terminar o ano”. Para gente assim, que talvez nem tenha feito planos porque a vida é e sempre será uma tortura imensa, o tempo vai passar e nada vai acontecer de novo. Mas, para você que tem seus objetivos definidos, mesmo que não tenha concretizado alguns planos propostos para o primeiro semestre, ainda dá tempo para colocá-los em prática.

Falando no campo profissional, dá tempo de sair em busca de outra oportunidade no mercado de trabalho. Para isso, vale lembrar que o seu networking deverá ser incrementado especialmente nos momentos de férias de meio de ano quando entre uma atividade social ou não você poderá ter contatos interessantes e através deles ser recomendado para uma nova posição.

Se você estiver em busca de seu primeiro emprego é bom considerar que muitas organizações costumam divulgar seus programas de trainees e estágios nessa época do ano. Procure informar-se sobre eles e inscrever-se em seus sites.

Se sua meta era conseguir um certificado de um curso de idioma por exigência da sua empresa e da sua atividade procure informações de uma ou várias escolas sobre o inicio de novas turmas para o comecinho deste próximo semestre. Isso vai te ajudar a fazer uma comparação de preços e condições antes de efetivar a sua matrícula.

Também, se sua empresa e atividade exigem uma certificação profissional, é hora de dar os primeiros passos no sentido de encontrar instituições de referência para começar a participar de um que lhe ofereça melhores condições.

Se você tem intenções de desenvolver o seu lado empreendedor, tornar-se “dono do seu próprio nariz”, encha-se de coragem e vá em busca de auxílio para iniciar o seu próprio negócio. Converse com pessoas que possam orientá-lo e até dar um suporte, financeiro ou operacional, para você começar bem.

Como se vê desde que você se decida a dar um passo em busca de seus objetivos não haverá barreiras que possam impedir você de atingi-los, nem o próprio tempo. E ainda que, chegando no final do ano, alguns planos não tenham sido iniciados ou plenamente atingidos, você se sentirá recompensado por ter batalhado pela sua realização.

Portanto, vá em frente!

*Nelson Fukuyama é Editor-Chefe do portal Dicas Profissionais, Diretor da Yama Educacional e também Colunista do portal Carreira&Sucesso da Catho Online. Suas experiências incluem passagens consultor e executivo de empresas nacionais e multinacionais. A reprodução total ou parcial é autorizada desde que citada a autoria e a fonte Dicas Profissionais www.dicasprofissionais.com.br