Pages Navigation Menu

 

O que o CV deve conter?


Prepare-se para escrever apenas uma página, na qual possa relatar:

Identificação pessoal

Isto é, nome, estado civil, idade, endereço, forma de contato, se por telefone, por celular, por email. Se colocar telefone de alguém que irá anotar seus recados, (não se esqueça de avisar essa pessoa porque entrevistador não tem tempo de ficar dando muitas explicações e você corre o risco de ser eliminado imediatamente).

Esqueça dados de carteira de identidade, CPF, carteira de habilitação, certidão de nascimento, nome da esposa, nome dos filhos, nome de seus pais.

Objetivo e áreas de interesse

Indique o cargo ao qual pretende se candidatar e as áreas de interesse. Essas informações ajudaram o avaliador do seu CV a classificar você melhor.

Formação Acadêmica

Informe a sua formação acadêmica, por ordem cronológica, da mais recente para a mais antiga. Cite o nome da instituição, que conta muito, o ano de estudo ou de conclusão do curso.

Não fale de cursos “especiais” que você fez do tipo “meditação”, “culinária”, planilha eletrônica, etc…pois esse não é o espaço adequado para isso. E nem pense em anexar cópia de diplomas também. Não precisa incluir o nome do colégio do ensino fundamental.

Lembre-se que haverá uma avaliação se o tipo de formação acadêmica está relacionado com o perfil da vaga e com a sua experiência profissional.

Experiência Profissional

Comece indicando as suas experiências mais recentes, em ordem cronológica, citando o nome das empresas e áreas de atuação, ano de admissão e demissão e cargo exercido. Se tiver muitas empresas para relatar, cite apenas os dois ou três mais recentes.

Se você não tem grande experiência profissional ou não tem nenhuma experiência, deixe claro.

Evite aquelas frases de efeito como “obtive ótimos resultados para a empresa”, “economizei tantos milhões para a minha empresa”, “aumentei o faturamento da minha empresa em tantos milhões”. Evite também usar verbos na terceira pessoa como “participou de grupo de avaliação”, “estruturou a área tal”. Porque usar o verbo na terceira pessoa? Você não está falando de você? Sobre os resultados conseguidos, será que o privilégio foi só seu realmente?

O que é bom lembrar sobre esse assunto experiência profissional e que poderá ser levado em conta pelo avaliador do seu CV:

Estabilidade de emprego.

Se o seu CV mostrar que você costuma ficar apenas alguns meses em um emprego, prepare-se para responder a perguntas do avaliador e ter uma boa resposta. Tem gente que acha que você tem que ficar a vida toda em um mesmo emprego, e não aceitam que você ficou pouco tempo porque recebeu uma oferta melhor e optou por mudar de emprego. Por outro lado vale lembrar que mudanças freqüentes de emprego, seja por demissão ou outros motivos, em um curto espaço de tempo significa instabilidade profissional, ponto negativo para um candidato.

Crescimento ascendente na vida profissional.

Uma carreira ascendente fica evidenciada em seu currículo pelas promoções dentro de uma empresa ou por mudanças de empresas em busca de um cargo melhor. Hoje é comum as pessoas terem mudanças e crescimento ascendente. Por outro lado, se o seu CV mostrar que você nunca teve uma promoção dentro da empresa e preferiu continuar tentando a sorte na mesma empresa, você poderá ser classificado como acomodado, ponto negativo…

Passagem por empresas reconhecidas pelo mercado.

Ter trabalhado em uma empresa daquelas classificadas como “as melhores para se trabalhar” é um fator muito considerável visto que, geralmente, dentro de empresas de certo porte a oportunidade de aprendizado é superior a média do mercado e elas costumam ter profissionais mais qualificados.

Cursos de Aperfeiçoamento

Cite apenas os cursos de aperfeiçoamento que sejam ligados ao cargo que você pretende, indicando o nome do curso, carga horária, nome da instituição e ano.

Se dominar algum idioma, indique apenas o nível de conhecimento (básico – intermediário – fluente) e nome da instituição.

Se não tiver domínio de um idioma, será melhor não dizer que tem porque isso poderá ser checado mais tarde pelo entrevistador. Fale sempre a verdade.

Conhecimentos de Informática são fundamentais nos dias atuais, especialmente se domina determinados programas ou recursos. Indique quais os cursos.

Outras informações

Se ainda houver espaço no CV, cite o nome das Associações de Classe das quais participa ou participou, experiências acadêmicas ou sociais, trabalhos no 3º Setor contam muito atualmente.

Se você teve experiências em outros países, especialmente com intercâmbio, indique também nesse espaço de forma resumida. Se foi a algum país no exterior para uma viagem de três dias e a passeio, não vale a pena incluir aqui.