Receba a Newsletter

Artigos

O que pode atrapalhar a sua produtividade diária

Publicado em: 9 de abril de 2018 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Se hoje você amanheceu com aquela preguiça danada ou ainda confuso ou de muito mal humor, e como dizemos “levantei com o pé esquerdo” o assunto é com você.

Posso afirmar com certeza que você, como eu e muitos de nós, tem dificuldade em manter a nossa produtividade em alta, por uma série de motivos, alguns dos quais pretendo abordar três deles aqui. Indo direto ao ponto:

1. Noite mal dormida.

Hoje, você poderá acordar com um tremendo mal estar simplesmente porque não teve uma noite de sono de qualidade. Os motivos podem ser vários: talvez ficou assistindo a um filme que terminou de madrugada, ficou conversando com amigos, namorando, bebendo até mais tarde. Talvez tenha tido problema de saúde pessoal ou de alguém da família.

Como resolver? Nada que um banho frio não resolva ou tirar uma soneca de 10 minutos em qualquer momento do dia. Mas, procurar sempre organizar as suas atividades para ter condições de ir para a cama mais cedo.

2. Irritação com o transporte público, veículo particular ou congestionamento.

A qualidade de transporte público na maioria das grandes cidades do pais anda péssimo, devido a lotação e interrupções de serviços de ônibus, trens e metrôs. O que fazer? Paciência ou, no mínimo, saber escolher o melhor horário para não se irritar.

Irritante é ter uma pane no seu carro logo de manhã e ter que levá-lo para uma oficina ou chamar e esperar um guincho. São coisas imprevisíveis, paciência.

Agora, enfrentar grandes congestionamentos todo santo dia não é fácil. Pois é, nos dias de hoje não existe mais horário e dia para ter congestionamento. Melhor é sair mais cedo para o trabalho e para algum compromisso.

3.  Desânimo com o trabalho, com a empresa ou colega de trabalho.

Nada pior do que acordar de manhã e pensar em ir para o trabalho que não é aquele que você quer fazer, ainda que por pouco tempo. Nem pensar nos colegas e chefes da empresa que são chatos, mal educados e em tantos outros motivos. Ou na empresa que não te traz qualquer benefício salarial ou diversos.

Coisas assim você deve resolver conhecendo cada um e procurando formas de resolvê-los, ainda que tenha que partir para um novo emprego e empresa.

Bom, como você vê e deve saber, é preciso identificar como cada elemento está afetando a sua produtividade e encontrar formas de combatê-lo.

Voltaremos a abordar esse assunto em breve. Acompanhe.

*Nelson Fukuyama é Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Diretor da Yama Educacional, Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho e da Revista Atitude Empreendedora, Palestrante do Dicas Profissionais Highlights 2013. Usa sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais para falar sobre comportamentos no ambiente de trabalho.