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O sucesso tem fórmula?

Posted: 14 de fevereiro de 2013 às 8:19 pm   /   by   /   comments (0)

José Luiz Tejon Megido*

Para fazer sucesso precisa ser simples. Precisa atingir a todos, e ser fácil, pronto pra consumir. O sucesso não é feito com o complicado, o complexo. E se você não conseguir vender esse sucesso em poucas e simples palavras que todos compreendam, jamais vai ser sucesso.

Por exemplo: “nossa, nossa, assim você me mata, ai se eu te pego, ai, ai, se eu te pego.” Não é simples, objetivo? Todos podem repetir, decorar e fazer sucesso com essa coisa simples que o Michel Teló incendeia o planeta e toca em todas as baladas internacionais.

O sucesso além de ser simples, simples de ter, simples de vender, simples de usar, simples de falar sobre ele, precisa sensibilizar, quer dizer, não pode ser mais uma coisa simples que tem por aí. Algo que seja somente repetição de sensibilidades já sensibilizadas. Precisa criar uma nova comoção, um novo papel, precisa tocar e mexer nos sentimentos.

Se não sensibilizar, não vira sucesso. Por exemplo “esse cara sou eu”. Pode haver algo mais simples e mais sensibilizador para a alma feminina do universo do que essa música de Roberto Carlos, repetida nos momentos mais sensíveis da novela Salve Jorge? Difícil comparar.

Para fazer sucesso, seja o que for, precisa vir embalado numa boa história de superação. Precisa ser feito para os Frodos e Bilbos do Senhor dos Anéis, e Hobbits, enfrentando monstrengos tenebrosos e os vencendo com a força da sua criatividade e de sua pureza, numa autêntica jornada dos heróis.

A superação vem com a criação de um valor de marca, onde uma maça com a mordidinha pecadora de Adão, insuflado por Eva, que por sua vez foi seduzida pela serpente, se transforma na empresa mais valiosa do mundo. Ou que com o invento cinestésico do seu iPhone fica maior do que toda a Microsoft, e que ninguém gosta quando uma mamute como a Exxon, a ultrapassa em valor de mercado.

Pois Steve Jobs, assim como Elvis não morreu, é superante, as equipes de colaboradores da Apple nas Apple Stores são superantes. Gente como toda gente, simples, sensível, que supera e reina na arca do sucesso de Ouricuri, no sertão de Pernambuco, até Hiderabad, na Índia, ou em Tel Megiddo, no Armageddon, em Israel.

Bem, e agora sim, agora vem a grande chave de ouro que abre o código sagrado do sucesso: a sorte. A diabinha da sorte ou o anjinho? Existem. Sorte, azar, coisa do incontrolável, coisa do incerto. Que coisa esse jogo do instante que a tudo muda, inclusive ao próprio instante?

Ah, mas eu não creio em sorte, dizem muitos. Sorte não existe, é simplesmente o encontro do preparo com a oportunidade. Mas, não é bem assim. Nem sempre o mais bem preparado consegue bater na quina dessa oportunidade rasteira e sorrateira. Dependemos dos outros e das circunstâncias, e elas são tantas e de tamanha imprevisibilidade que seria impossível pré-determinar sucesso sem pedir ajuda humilde e constantemente aos anjos da guarda.

Jobs disse que se não fosse um professor que o subornava para estudar, teria ido parar na cadeia. Tudo que foi oferecido ao Bill Gates, foi antes oferecido ao Mr. Kindall, da Digital Research. Ele não estava lá. Pelé disse que quem salvou sua carreira foi o Sabuzinho, filho da cozinheira do Santos, ao cruzar com ele, quando pretendia fugir para a casa dos pais, deu uma bronca e botou ele para dentro do campo de novo. “Em 15 segundos a mais ou a menos, 10 metros a mais ou a menos, eu não teria cruzado com Sabuzinho , e quem sabe não teria sido Pelé”, (assim diz Pelé).

E essas mesmas histórias de coincidências ou não, acasos ou não, sorte ou azar, o nome que você queira dar, está sempre ao lado, por trás ou na frente de toda e qualquer história de sucesso do mundo. Portanto, sucesso tem fórmula: simplifique, sensibilize, supere e boa sorte.

E não se torture se você achar que não atingiu o tal do sucesso, pois para mim, sucesso é o que você aprende enquanto busca o tal do sucesso, e sucesso mesmo é manter viva dentro de você a sua criança interior, e saber que ela está presente e toma parte em tudo o que você faz…e sempre foi. Sucesso é a vitória da alma infantil em um adulto centenário.

 

[author] [author_image timthumb=’on’]http://mais.espm.br/wp-content/uploads/2011/06/tejon_sem-terno_2.jpg[/author_image] [author_info]Jose Luiz Tejon Megido – www.tejon.com.br Eleito um dos cinco palestrantes mais renomados do ano pelo prêmio Top of Mind Estadão RH 2011. Professor, Jornalista, Executivo, Autor e Co-Autor de 27 livros é Colunista do Blog Cabeça de Líder da Revista Exame, onde este artigo foi publicado em 14/02/2013.[/author_info] [/author]