Newsletter subscribe



Artigos

Oferta de emprego com transferência para outra cidade: aceitar ou recusar?

Posted: 17 de outubro de 2012 às 7:29 pm   /   by   /   comments (0)

 

* por Karen Fukuyama

Imagine que de repente seu superior o chama para um conversa e, sem, rodeios, te faz a seguinte proposta: “tenho uma oferta para você na nossa empresa, uma excelente oportunidade para o seu crescimento profissional. Além dos benefícios que você já tem aqui, você terá ainda mais alguns. Mas, tem um porém: você terá que mudar de cidade! O que você acha de avaliar com calma e me dar uma resposta?”

Pronto! Essa proposta que parece ser ótima pelos benefícios não é tão fácil de ser aceita pelo fato de você ter que decidir mudar de cidade e praticamente de vida. Ainda, você tem pensar que você tem uma família. O que fazer?

Foi exatamente assim que aconteceu com Rodrigo Silva, que trabalha na empresa Johnson & Johnson, na qual foi transferido recentemente para o cargo de Gerente de Demanda Oral Care – RJ responsável pela Região Centro-Oeste e Nordeste.

No caso do Rodrigo, sua primeira reação foi a ansiedade. “A princípio, ficou uma grande expectativa o que é normal quando se fala em mudança, mas encarei como uma nova etapa a ser cumprida na minha vida profissional e pessoal” diz o Rodrigo.

“Depois de avaliar as condições, decidi aceitar a proposta”, continua ele. “Analisei o momento que estava vivendo profissionalmente e não esqueci de considerar minha vida pessoal. Isso foi fundamental na minha decisão. Penso que todos que receberem uma proposta devem considerar esses fatores” recomenda Rodrigo.

Se por acaso sua resposta for a de recusar o convite, tome cuidado com esta decisão, pois pode acontecer de que um superior acabe perdendo a credibilidade em você e com isso pode prejudicar o seu o futuro. “Tem pessoas e empresas que não aceitam uma recusa como esta. Se recusar, você corre o risco de não receber outras propostas futuramente”, complementa Rodrigo.

O exemplo do Rodrigo pode ser seguido por quem receber uma proposta assim. Já que uma resposta não precisa ser imediata, é recomendável que se estude bem as opções, faça uma lista de prós e contras, procure conhecer a opinião de outras pessoas especialmente daquelas que fazem parte de sua família, estude com carinho e só depois apresente a sua decisão para a empresa.

* Karen Fukuyama é Jornalista responsável pelo Dicas Profissionais / MTb – 46.089.