Newsletter subscribe

Artigos

Oportunidade a gente é quem faz!

Posted: 29 de junho de 2018 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Pierre Perensin*

O mundo é feito de oportunidades, e quem sabe aproveitá-las terá sempre momentos oportunos para fazer a coisa acontecer. Todos os dias, a cada minuto, surgem em nossas vidas situações que poderiam ser transformadas em uma bela oportunidade. A maioria delas passa despercebida por quem não sabe aproveitá-las.

Uma das definições que encontramos nos dicionários de língua portuguesa para a palavra oportunidade é: “ocasião favorável”. Há pessoas que dizem nunca ter encontrado na vida uma oportunidade para vencer ou para fazerem a coisa acontecer. Reclamam da infância sofrida, da adolescência de trabalho árduo para ajudar em casa ou da juventude sufocada pelo trabalho e estudos aliada à vida conjugal. Não é essa a realidade da maioria de nosso povo? Por que será então que alguns triunfam em meio a tantas dificuldades e a grande maioria morre sem realizar algo maior e bem sucedido?

Como profissional e apaixonado por temas como este, venho pesquisando sobre essas questões e desenvolvendo palestras na área de qualidade de vida para que mais e mais pessoas saiam da mesmice de uma vida medíocre e construam um projeto do qual venham se orgulhar um dia. Não há espaço suficiente para tratar aqui todas as questões que envolvem o tema proposto, mas posso adiantar que alguns dos males que impedem as pessoas de triunfarem e aproveitar as inúmeras oportunidades na vida está relacionado ao: medo (são pelo menos seis os medos básicos da sociedade); a má interpretação e o mal uso do dinheiro (quando você diz não gostar de dinheiro, quando você pensa que ter dinheiro é pecado ou quando você cresce em um ambiente onde só há dívidas e falta de dinheiro, você poderá viver toda uma vida lidando de forma errada com o dinheiro). Ter dinheiro não é pecado, o que é considerado pecado é a forma de como você lida com o dinheiro; O mal humor (o mal humor impede o ser humano de sorrir e se divertir e de enxergar quando uma boa oportunidade bate à sua porta; e por fim a falta de disciplina: você precisa focar em seus sonhos, você precisa dedicar tempo para colocar seus sonhos em prática e você necessita de acreditar que você é capaz de realizar seus sonhos.

Ainda que você pense que para você as coisas nunca foram fáceis ou que para você nada vem “de graça” e tudo para você sempre é mais difícil, quero te dizer que para você ainda há uma esperança: fazer a oportunidade acontecer! Existem dois grupos de pessoas no mundo: o grupo dos que fazem a coisa acontecer e o grupo dos que ficam sabendo que as coisas estão acontecendo. Você precisa definir em qual dos grupos você deseja participar. Lógico que se você não tomar a decisão em entrar para o grupo dos que fazem a coisa acontecer você já está enquadrado no outro grupo. Tudo depende de você.

Quando alguém toma a decisão em fazer a oportunidade acontecer precisará:

1- Parar de reclamar de seu passado de lutas e tristezas transformando suas experiências sofridas em combustível para alcançar o sucesso;

2- Aprender a sorrir – se preciso for dar gargalhadas de seus próprios erros;

3- ter coragem de admitir seus fracassos – o ser humano precisa reconhecer seus erros e tirar lições de vida que o possibilitem não errar mais naquela determinada área. A grande maioria dos homens e das mulheres de sucesso no mundo só alcançaram o sucesso após muitas derrotas e ainda assim analisando seus erros para não o cometerem mais ;

4- Cultivar o hábito de escrever – escreva tudo! Idéias, sonhos, alguma coisa que você viu e que te chamou a atenção, escreva um resumo de livros lidos e de palestras assistidas e também escreva suas frustrações. Quando escrevemos não esquecemos e temos a chance em consultar sempre que possível. É de tanto escrever que as idéias tomam forma e saem da mente para o papel e do papel para a realidade;

5- Pense em soluções – o mundo moderno está gerando uma geração que não quer mais comprar produtos, mas soluções. Você não precisa ter dinheiro para colocar um projeto em prática você precisa de ideias. Quando você tiver uma excelente ideia as coisas vão acontecer automaticamente. Leia e releia seus escritos, pesquise na internet as novidades que estão surgindo e encantando o povo. Deixe sua criatividade falar mais alto! Você vai se surpreender com as inúmeras oportunidades que serão criadas através de você.

Abraços e @vamosmotivar.

*Pierre Perensin é Teólogo, pós graduando em Ciências das Religiões, Palestrante Motivacional, Gerente Nacional de Expansão e Franquias da Ziff Health do Brasil, Colunista do: Portal e Revista Atitude Empreendedora onde este artigo foi publicado originalmente, do Portal: RH Portal e do Blog/site: GNT – Giro Na Tela. Idealizador do site: www.motivacaosemmoderacao.com.br e do Projeto Nacional de Motivação: Gotas Motivacionais.