Newsletter subscribe



Artigos

Para quê serve o Domingo?

Posted: 3 de fevereiro de 2019 às 8:00 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Depois de uma semana corrida, cheia de compromissos profissionais ou pessoais, com a mente cansada por conta de envolvimento em situações do dia-a-dia, mas satisfeitos por ter alcançado êxito ou desanimados ou na expectativa por conta de algum problema que teve que ser “barrigado” para a próxima semana, é justo que muitos profissionais se perguntem: Para quê serve o Domingo?

Essa pergunta tem fundamento. Para quem está na correria, o Domingo é um intervalo de tempo, digamos, desnecessário, senão prejudicial. Um Domingo pode representar uma perda no compasso, no encaminhamento de um assunto que estava “quase” na solução. Se não fosse o Domingo, aquela conversa interessante teria ido adiante e possivelmente teria fechado aquele negócio. Mas, veio o Domingo e a outra pessoa ganhou mais um “tempinho” para pensar…e quem sabe volte na próxima semana com uma posição/conversa diferente do que se esperava.

Mas, um Domingo, para a maioria, deveria servir para se descansar. Deveria servir para descansar o corpo, dormindo um pouco mais, especialmente nesse término de horário de verão. Deveria servir para descansar a mente, sem pensar em nada. Domingo deveria ser o dia de não fazer nada.

Um Domingo deveria servir para a gente tirar um tempo para ler um livro, assistir a um bom filme, reunir-se com pessoas queridas para um almoço/jantar e conversar, passear num parque, namorar, ficar zen.

Até para aqueles que trabalham aos Domingos, um Domingo deveria ser especial. Não importa a área/segmento em que trabalha, se lazer, alimentação, hotelaria, turismo, transporte, comércio, o profissional que trabalha deveria manter o mesmo pensamento de tranquilidade e pensar mais ou menos assim: vou aproveitar o fato de que as pessoas estão mais descontraídas para ser mais atenciosa(o) com elas e prestar um serviço de qualidade.

Um Domingo deveria ser assim. Para fazer “nada”. Só pensar na vida lá no finalzinho do dia, quando a pessoa volta a pensar na vida, na próxima semana, e fazer um plano para cada dia da semana, para saber exatamente por onde começar a semana.

E, sem deixar de lembrar você que sua vida não pode depender somente de seus esforços pessoais e de outras pessoas e fatos, use um Domingo para agradecer a Deus, o seu Criador. Guarde esse lembrete: “Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos” (Provérbios 16, verso 9, Bíblia online, versão nvi).

Tenha O bom Domingo!

*Nelson Fukuyama é Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Diretor da Yama Educacional, Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho e da Revista Atitude Empreendedora, Palestrante do Dicas Profissionais Highlights 2013. Usa sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais para falar sobre comportamentos no ambiente de trabalho.