Newsletter subscribe



Artigos

Pense rápido. Aja rápido. A semana é curta.

Posted: 8 de outubro de 2012 às 11:24 pm   /   by   /   comments (0)

 

Nelson Fukuyama*

Estive pensando aqui: o que fazer quando se tem que enfrentar uma semana curta com tantas coisas a fazer? O tempo curto limita as ações que devem ser tomadas para resolver um assunto pendente, como iniciar um novo projeto, como conseguir uma resposta de uma entrevista realizada ou como fazer para agendar uma entrevista para uma vaga de emprego mais interessante.

Se você precisa de uma resposta rápida será melhor considerar que seus planos poderão sofrer algum atraso. Pode ser que nem todo mundo estará com a mesma disposição que a sua para resolver uma situação pendente ou não. Por conta do curto espaço de tempo na semana muitos poderão estar mais preocupados em investir seu tempo em outros assuntos, quem sabe uma viagem para emendar o final de semana, e nesse período em especial em que se comemora o dia das crianças, quem sabe com a compra de presentes para suas crianças e assim vai.

Então, como em um jogo rápido, você não poderá gastar muito tempo planejando os seus passos, e assim poderá ficar na indecisão sobre determinados assuntos.

Aproveite os três dias úteis da semana. Muita coisa vai ter que ser resolvida com a sua iniciativa. Ou seja, você terá que ligar para seus contatos para dizer que está interessado em dar continuidade ao assunto assim ele entenderá sua mensagem e poderá dar andamento com mais velocidade ou pelo menos te dar uma resposta mais afirmativa para o que você estava esperando.

Outras coisas poderão exigir muito da sua intuição. Ou seja, se estiver em dúvida sobre qual proposta será melhor para a sua carreira, e se realmente alguém te colocar na situação de “escolha agora ou cale-se para sempre”, e, portanto, você não tiver condição de avaliar com mais tempo, decida-se pela alternativa que seu instinto decidir, que seu coração orientar, para não perder uma oportunidade.

Também, seja cuidadoso se, ao negociar alguns assuntos com outra pessoa e ela lhe disser que não tem ainda uma posição definida e vai pedir a você que aguarde até a próxima semana. Nada de afobação, nada de reações destemperadas, senão você poderá correr o risco de perder uma grande oportunidade. Nada de ansiedade.

Então, como falei, com o pequeno espaço de tempo disponível na semana, você deverá estar atento quanto a alguns pontos: não poderá gastar muito tempo com planejamento, terá que demonstrar iniciativa, poderá ter que decidir muita coisa usando sua intuição e terá que manter a serenidade para receber e aceitar uma notícia que não era aquela que você estava aguardando.

Assim, aja rápido. Boa semana!

*Nelson Fukuyama, é Diretor da Yama Educacional, Editor-Chefe e Autor de artigos do portal DicasProfissionais. Foi Auditor, Controller, Superintendente e Diretor de Administração, Finanças e Recursos Humanos de empresas nacionais e multinacionais e também Consultor de Empresas e Negócios.

A reprodução total ou parcial é autorizada desde que citada a autoria e o portal Dicas Profissionais ww.dicasprofissionais.com.br