Newsletter subscribe



Notícias

Pepsico anuncia expansão de programa que estimula empreendedorismo feminino

Posted: 27 de março de 2019 às 6:44 pm   /   by   /   comments (0)

Ser empreendedora está na natureza da mulher brasileira. Com dupla ou até tripla jornada, elas muitas vezes são as únicas mantenedoras dos seus lares. No Brasil, cerca de 40% dos domicílios têm mulheres como líderes. E este número tem avançado. A PepsiCo, que tem entre suas prioridades no Brasil contribuir com a promoção da equidade de gêneros, está promovendo a segunda fase do Programa Mulheres com Propósito, iniciativa global realizada em parceria com o FUNDES Latin America, com o objetivo de aumentar a participação feminina no mercado de trabalho.

No Mulheres com Propósito, a PepsiCo e o FUNDES se uniram para oferecer capacitação e serviços que ajudam mulheres a criarem ou fortalecerem seus próprios negócios, incentivando a autonomia financeira. O programa conta com um investimento previsto de US$ 1,5 milhão da PepsiCo e, além do Brasil, já está operando no México, Colômbia, Argentina, República Dominicana e Venezuela.

O programa foi desenvolvido com foco em três frentes: ampliar oportunidades no mercado de trabalho, abrir o próprio negócio e planejar a vida profissional e financeira. São três módulos presenciais – “Meu plano de vida”, com dicas para viabilizar sonhos e objetivos, “Habilidades exitosas”, sobre competências fundamentais para o desenvolvimento de carreira ou empreendimento, e “Networking”, a respeito do poder dos relacionamentos profissionais. Já os módulos online abordam temas como vendas, marketing, atendimento ao cliente, gestão de estoque e registros, custos e resultados de negócio, entre outros.

Para esta segunda fase, que começou em março, o programa conta com parcerias com o Centro de Atendimento ao Migrante (CAMI), as ONGs Tabor e Rogacionista e Tenda Atacado. São os parceiros que definirão, dentro das suas redes de atendimento, quem serão as mulheres atendidas pelo programa. Além destas turmas já confirmadas, há previsão de novas, que serão abertas entre este mês e agosto deste ano.

A proposta é respeitar as particularidades das populações e regiões atendidas. No CAMI, que usará a estrutura do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, no bairro Cachoerinha, Zona Norte de São Paulo, a expectativa é atender imigrantes bolivianas que residem na região, por isso a opção por aulas aos domingos e monitoria para os filhos delas. Em outros locais, haverá aulas durante a semana, às terças ou quartas-feiras.

No Brasil o programa é aberto para mulheres acima dos 16 anos, mesmo sem experiência com empreendedorismo. A iniciativa conta com parcerias com organizações não-governamentais que cedem sua estrutura física para impactar e facilitar o acesso.

“A PepsiCo é uma empresa que tem a diversidade em seu cotidiano. Temos atualmente 43% dos cargos de liderança ocupados por mulheres e queremos chegar a 50% até 2025. Mas não basta apenas trabalhar o tema internamente. Precisamos e devemos impactar as comunidades em que atuamos, por isso nos preocupamos muito com programas de capacitação e oportunidades para mulheres fora do mercado de trabalho. E o Mulheres com Propósito é um dos mais importantes”, afirmou Mauricio Pordomingo, VP de Recursos Humanos da PepsiCo.

De acordo com o levantamento mundial Global Entrepreneurship Monitor 2017, que no Brasil é realizado em parceria com o Sebrae, mais da metade das novas empresas abertas em 2016 foi fundada por mulheres. E há equilíbrio entre mulheres e homens que são donos destas empresas recém-fundadas.

“Aprendi quem sou eu, como empreender, calcular o preço dos meus produtos, planilhas, marketing, como lidar com os clientes… foram dicas e ensinamentos importantes, tanto que já quero informatizar a minha loja, consigo enxergar que estas são possibilidades para ela. Por isso que considero o nome Mulheres com Propósito muito bom, ele faz as mulheres acreditarem mais nelas próprias”, afirmou Cris Oguê, artesã, participante da primeira turma do programa e moradora da Zona Leste de São Paulo.

Calendário dos cursos (já confirmados):

Tabor: 12/3, 19/3, 26/3 e 2/4 – terças-feiras – manhã
CAMI: 17/3, 31/3, 14/4 e 28/4 – domingos – manhã
Rogacionista: 10/4, 17/4, 24/4 e 8/5 – quartas-feiras – manhã
Tenda Atacado: 7/5, 14/5, 21/5 e 28/05 – terças-feiras – manhã e tarde

Sobre a PepsiCo

Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia por consumidores em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 64 bilhões em receita líquida em 2018, impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas que inclui a Frito-Lay, Gatorade, Pepsi-Cola, Quaker e Tropicana. O portfólio de produtos da PepsiCo inclui uma ampla gama de alimentos e bebidas, incluindo 22 marcas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas.

A PepsiCo é guiada pela visão de Ser a Líder Global em Alimentos e Bebidas Convenientes, ao Vencer com Propósito. “Vencer com Propósito” reflete nossa motivação de ganhar sustentavelmente no mercado e incorporar propósito em todos os aspectos do negócio. Para mais informações, visite www.pepsico.com.

A América Latina é um setor da companhia que inclui todos os negócios de bebidas e alimentos e reúne 34 mercados emergentes e em desenvolvimento. Nossas unidades de negócio incluem as categorias de snacks, bebidas, biscoitos e nutrição, as quais geraram US$ 7.4 bilhões em receita líquida em 2018. Nosso negócio de bebidas na Região opera através de 12 engarrafadores importantes.

No Brasil desde 1953, a PepsiCo é uma das principais empresas de alimentos e bebidas do país e atua no mercado por meio de marcas preferidas e reconhecidas pelos consumidores, como QUAKER® (cereais, barras de cereais e biscoitos), TODDY® (achocolatado em pó, achocolatado pronto para beber e biscoitos), MÁGICO® (achocolatado em pó), TODDYNHO® (achocolatado pronto para beber), ELMA CHIPS® (pipoca, amendoins, snacks a base de trigo), LUCKY®, TORCIDA®, RUFFLES®, DORITOS®, CHEETOS®, FANDANGOS® e FOFURA® (snacks), EQLIBRI™ e MABEL® (biscoitos), GATORADE® (bebidas esportivas), LIPTON® Ice Tea (chá pronto, em parceria com a Unilever), KERO COCO® e TROP COCO® (água de coco), H2OH!® e PEPSI-COLA® (bebidas carbonatadas), e DRINKFINITY® (sistema de bebidas portátil e pessoal).

A companhia conta com o talento de mais de 10 mil funcionários, que atuam em 13 plantas e cerca de 100 filiais de vendas e escritório central. Desde 1997, a empresa mantém estreita parceria com a Ambev – Companhia de Bebidas das Américas – para a produção, comercialização e distribuição de PEPSI®, H2OH!®, GATORADE® e LIPTON® Ice Tea a mais de um milhão de pontos-de-venda pelo país.

Saiba mais sobre a PepsiCo Brasil:

www.pepsico.com.br

www.facebook.com/PepsiCoBrasil

twitter.com/PepsiCoBrasil