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Perguntas que não devem ser feitas

Posted: 17 de agosto de 2016 às 7:30 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Vez ou outra você ouve uma pessoa fazendo uma pergunta para outra,  especialmente em uma entrevista na televisão que você fica espantada(o) e perguntando se aquela é uma pergunta que se faça pois parece totalmente sem propósito e/ou fora da hora. Quer ver alguns exemplos?

O(a) atleta acabou de ser eliminado de uma disputa importante e o(a) entrevistador(a) pergunta: você está feliz com o resultado? É claro que a pessoa não está contente e você não deverá se espantar se ela responder: ah! sim, estou tão feliz por ter chegado na última posição…

A pessoa que entrevista parece que não entendeu bem a resposta que recebeu e continua: você quer ver um tape da sua derrota?

Tem um outro exemplo, agora sobre a vida pessoal.

A pessoa acabou de saber que um familiar ou parente foi vítima de um sequestro, de um assalto ou de um acidente e veio a falecer. A pessoa está lá chorando pelo que acabou de saber e daí vem a outra pessoa e pergunta: como você está se sentindo com essa triste notícia ? Com certeza ela não deveria ficar espantada se ouvisse: ah! não poderia ouvir notícia melhor.

Mas, também na vida corporativa a gente pode ouvir perguntas inoportunas assim.

Um colega acabou de ser demitido e vem a pessoa e pergunta ” como você está se sentindo?”. “Muito feliz! ainda mais nessa época do ano quando é mais difícil arrumar um emprego” deveria dizer a pessoa demitida.

Portanto, você Profissional, cuidado com as perguntas que você fizer especialmente em determinadas horas. Elas poderão ser mal interpretadas e você poderá não gostar da resposta que receber.

*Nelson Fukuyama é Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Diretor da Yama Educacional, Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho e da Revista Atitude Empreendedora, Palestrante do Dicas Profissionais Highlights 2013. Usa sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais para falar sobre comportamentos no ambiente de trabalho.