Pages Navigation Menu

 

Por quê e como buscar a Qualificação Profissional?


Muita gente só se dá conta que precisa ter a tão famosa Qualificação Profissional quando está procurando um novo emprego.

Se por definição Qualificação “é saber fazer algo e fazê-lo com qualidade” então ela é exigida mesmo para o primeiro emprego. Uma pessoa portadora de diploma de graduação superior em Medicina, na área de Pediatria, por exemplo, terá que estar atenta para mostrar qualificação nessa área, já que a empresa contratante certamente dará toda a preferência para quem é qualificado para aquela função.

Uma pessoa com formação superior em Engenharia Civil terá que ter a mesma preocupação, assim como uma pessoa formada em Ciências Contábeis.

Mas, o que é se qualificar e como se qualificar?

A primeira reação que um indivíduo tem ao buscar responder essa questão é que ela tem que ir atrás de um curso superior ou se já tem um, ir atrás de um curso de pós-graduação. Se fizer isso, ela poderá atender a uma das respostas possíveis quanto a Qualificação acadêmica.

Mas, a outra preocupação da pessoa é também a de buscar Qualificação profissional. É necessário também aprender a desenvolver habilidades e competências que possam a ajudar no seu dia a dia em uma empresa.

Por exemplo, para atuar em Contabilidade e ter que lidar com informações contábeis diariamente, a pessoa terá necessariamente que saber trabalhar com um computador, o que exige que ela faça um curso rápido e útil, sob pena de perder um bom emprego por falta de conhecimento. Um curso que deve ser complementado com conhecimentos em planilhas eletrônicas, porque a função exige isso. Desenvolver sua habilidade matemática também ajudará e muito nessa área.

O fato é que o indivíduo deve buscar se “completar” da melhor maneira possível para enfrentar a realidade do mercado de trabalho. As regras do jogo mudaram, as exigências do mercado de trabalho aumentaram, até porque houve um expressivo aumento da mão de obra.

O perfil de trabalhador exigido pelas empresas atualmente é de um funcionário multifuncional, flexível e que tenha vontade de adquirir novos conhecimentos agregando valor a empresa.

Quem melhor se qualificar terá maior chance de sobreviver no mercado por um bom tempo.