Newsletter subscribe



Artigos

Por que falamos tanto em postura e compostura?

Posted: 23 de agosto de 2017 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Se há um desafio para os profissionais de qualquer área e nível hierárquico esse é justamente o de ter uma postura e compostura adequada para cada situação do dia-a-dia.

Pode passar despercebido por uma grande maioria, mas o jovem que ingressa no mercado de trabalho precisa, além de todas as qualificações e habilitações técnicas, estar atento para as exigências que a empresa lhe impõe. Isto significa que ele pode ter sido aprovado e contratado depois de um longo e duro processo de seleção, que avaliou a sua origem, a sua formação acadêmica, o seu potencial para ser desenvolvido dentro da empresa, mas se no dia seguinte à sua contratação, ele quebrar algum regra de dress-code ou cometer uma falha de relacionamento com  seu superior, ele correrá o risco de ser advertido e até mesmo desligado da empresa. Erros assim costumam contar pontos negativos contra o profissional.

Mas, os mais experientes não escapam. À medida que avança na carreira,  e mais do que nunca, o profissional precisa se cuidar quanto à sua postura e compostura já que ele passará a ser o cartão de visita da empresa onde e com quem estiver. Além disso, ele passará a ser cobrado também com relação a um elemento essencial que é a integridade moral. Sim, justamente essa qualidade que parece faltar, ou melhor, parece ter sido esquecida por muitos profissionais de linha de frente, por haver tantos casos de falcatruas e envolvimentos de atos ilícitos como os que temos ouvido falar. Até por conta dessa falta de integridade há tantos casos de demissão de profissionais altamente qualificados e acima de qualquer suspeita.

Portanto, cuidado com a sua postura e a sua compostura. A sua carreira agradece.

*Nelson Fukuyama é Co-Fundador, Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Diretor e Administrador da Yama Educacional e Colunista dos portais Carreira&Sucesso, da Catho e Administradores.com para os quais fala sobre comportamento no ambiente de trabalho, com base em sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.