Newsletter subscribe



Artigos

Profissionais experientes: é possível recomeçar

Posted: 24 de abril de 2014 às 10:01 am   /   by   /   comments (0)

 

Alejandro De Gyves*

Ser um profissional experiente traz uma série de vantagens: o tempo traz experiência, conhecimento, desenvoltura e habilidade para lidar com os imprevistos. A maioria dos profissionais que chega neste momento da carreira começa a pensar se estão realmente sendo recompensados pelo trabalho duro e anos de dedicação. Será possível fazer mais? O que eu poderia fazer para ter uma vida profissional mais satisfatória? Quero dizer que é possível sim tomar novos rumos na sua carreira, independente da idade do profissional.

Em primeiro lugar, é importante entendermos que toda a experiência adquirida com os muitos anos de trabalho servirá como uma vantagem preciosa neste recomeço. Fica mais fácil ter sucesso quando os novos caminhos a serem seguidos estão na área em que já temos conhecimento. Aproveite tudo aquilo que você já sabe do seu mercado de trabalho e aplique em uma carreira na qual a idade é um benefício. Se você é diretor de uma empresa, por que não se tornar um proprietário? Se você é coordenador de um setor de RH, por que não se tornar um consultor da área?

O que quero dizer aqui é que com a idade, não podemos apenas depender mais das empresas de terceiros. Por mais que nos empenhamos, infelizmente é impossível garantir que vamos receber por toda a dedicação e trabalho duro envolvidos. Se uma demissão acontecer, a recolocação fica muito mais difícil do que se estivéssemos no começo de nossas carreiras. O mercado de trabalho tem muito preconceito com o profissional mais experiente, pois acredita que ele é sempre mais caro e mais difícil de trabalhar por já ter suas “manias”. A maioria das empresas prefere contratar um profissional inexperiente e treiná-lo. Acredito que os trabalhadores mais experientes devem se ater a este quadro e tentar alternativas para garantir um trabalho mais satisfatório e sem a dependência de terceiros.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a porcentagem de brasileiros com mais de 50 anos e que estão ativos no mercado de trabalho passou de 16,7% em 2003 para 22% em 2011. De acordo com o Anuário de Trabalhadores do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) 2010-2011, os brasileiros entre 40 e 59 anos representam 35,2% dos trabalhadores ativos. Os com 60 anos ou mais, representam 6,9%. Esta é uma parcela que cresce a cada ano e que precisa estar satisfeita com o trabalho que faz. Se este não é o seu caso, aceite o desafio e confira algumas profissões nas quais o fato de ser mais experiente certamente será um ponto positivo.

Professor: A idade nos traz conhecimento, e quem não deseja aprender com alguém que tenho muita experiência para passar adianta? Independente da profissão que você tenha atualmente, é possível usar os conhecimentos que você adquiriu com os anos nesta profissão. Existem muitas escolas técnicas que dão aulas direcionadas a diversos setores. Para dar aula em faculdade é preciso ter pelo menos um mestrado.

Coach: Ter anos de experiência com administração de empresas, paciência e tino para os negócios é fundamental. Um business coach precisa gostar muito do ramo, pois ele será responsável por ajudar outros empresários e comerciantes. É possível trabalhar com grandes e pequenas empresas, ajudando seus responsáveis a ter uma administração organizada, responsabilidade financeira e bons funcionários. O trabalho do coach pode ter um caráter mais consultivo – quando o cliente faz visitas periódicas ao profissional para tratar de questões pontuais – ou ser mais próximo ao cliente, com o coach criando uma relação de confiança com o empresário e acompanha todo o desenvolvimento do seu negócio.

Chef: Cozinhar é o hobby de muitas pessoas. Por que não ganhar dinheiro cozinhando então? Muitos chefs famosos começaram cozinhando em casa, para seus familiares e amigos. Além da formação em gastronomia com duração de quatro anos, existem muitos cursos rápidos com duração variando entre alguns meses a dois anos, em média. Estes cursos focam em um tipo específico de alimento, como doces finos ou carnes especiais, ou na culinária de algum país, como cozinha japonesa ou pratos mexicanos. Um chef com experiência é sempre bem recebido, pois conhece todos os truques e sabe lidar com os imprevistos.

Um novo começo nunca é fácil, mas sempre é possível. Acredite no seu potencial, invista em cursos e novos conhecimento e nunca, nunca lhe deixem dizer que não é possível. Ter sucesso no trabalho depende de empenho, organização e muita paixão pelo o que se faz. Eu acredito que qualquer pessoa com essas características será bem sucedida, independente da idade e do tempo de profissão.

*Alejandro De Gyves é diretor para América Latina da ActionCOACH – líder mundial em business coaching para pequenas e médias empresas e a primeira franquia de coaching no Brasil.