Pages Navigation Menu

 

Quais são os cursos extra-curriculares a serem citados no seu currículo?


 

Outro dia recebemos um currículo de uma mulher para uma função na área de jornalismo da nossa empresa e dentre outras coisas que estávamos avaliando chamou a nossa atenção os tipos de cursos extra-curriculares que ela incluiu nele.

O nosso espanto nem foi tanto pela quantidade de cursos que ela fez o que aliás demonstra que ela é uma pessoa interessada em adquirir conhecimentos. O problema maior foi que ela fez questão de citar todos os cursos que tinha feito até aquela data que absolutamente não tinham nada a ver com a função à qual ela estava se candidatando. Vejamos alguns deles:

“Curso de corte e costura – 12 horas, realizado no Centro de Aprendizado Tal.”

“Curso de Esperanto realizado em São Paulo em setembro de 2005″.

“Curso de Paraglider realizado na cidade do Rio de Janeiro no mês de janeiro de 2006″

“Como Salvar a Floresta Amazônica, ministrado pela ONG tal em 2004″

São várias atividades extra-curriculares dos quais ela participou nos últimos anos e que que foram descritos no currículo com riqueza de detalhes. Que nem precisavam ser incluídos.

O que a nossa empresa (e cremos que qualquer empresa) desejava e esperava encontrar nesse currículo era uma descrição de atividades profissionais e informações sobre a formação acadêmica dela que fossem complementados por cursos extra-curriculares que estivessem diretamente relacionados à área de atuação que ela estava pretendendo.

São portanto desnecessários esses detalhes de atividades quando não estão relacionados à função e ao cargo pretendido pela empresa.

Fica a recomendação para que a pessoa que prepara um currículo elimine as informações que não acrescentarão nenhuma contribuição para a empresa à qual estiver enviando o seu currículo. Ela deve fazer uma revisão cuidadosa do que vai incluir e o que vai contribuir para demonstrar que ela é uma pessoa centrada no que faz. Se for se expor demais como a candidata acima poderá correr o risco de ter o seu currículo excluído do processo de seleção de imediato