Newsletter subscribe



Artigos

Qual a relação entre valores humanos e sucesso profissional?

Posted: 13 de outubro de 2014 às 7:09 am   /   by   /   comments (0)

 

Waleska Farias*

No intuito de entender mais sobre o conceito de “valor humano” e seu impacto nas relações de trabalho resgatei um depoimento feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (2010), considerando a importância da medição do ÍVH (Índice de Valores Humanos) como indicador de um “problema da sociedade moderna”.

O conteúdo ilustra que “o conflito aparece quando o sujeito confronta o que deseja ser e fazer com aquilo que ele, por razões muitas vezes ignoradas, efetivamente escolheu realizar como opção profissional.” O profissional intui o que deseja fazer, mas por razões diversas ignora e opta por direções com as quais não se identifica. A frustração ocorre no momento em que compara a posição que exerce com o que ele, de fato, idealizou realizar.

O caminho profissional tem um papel fundamental no senso de identidade, autoestima e bem estar psicológico das pessoas. Portanto, os critérios de trabalho para viabilidade dos resultados não podem permitir que o indivíduo na sua função perca-se dos seus valores e fique à margem de si mesmo. É necessário acolher os valores como condição prioritária de produtividade e realização plena do ser humano.

Valores, assim como princípios, são o alicerce ético do espírito humano e respondem pela motivação do indivíduo para levantar todos os dias e ir trabalhar. Configuram o norte que indica o caminho e conduz à missão de vida, imprimindo relevância aos acontecimentos do dia a dia. Quando os valores do colaborador e da empresa divergem as visões de futuro tornam-se incompatíveis e a trajetória inconsistente.

A cada dia as pessoas se qualificam mais, trabalham muito e se realizam menos. Quanto mais me envolvo nos processos de coaching, mais percebo a necessidade do compromisso com o resgate dos valores do profissional para que a construção da sua carreira seja estruturada de forma mais humana e seu direito à realização profissional seja legitimado.

É preciso validar o sentido das escolhas e alinhá-los aos princípios e valores na consideração de ser autêntico. Não faz sentido deixar os valores e sonhos na porta das empresas como passe de entrada se somente aqueles que conseguem ser fiel aos próprios valores conquista o sucesso na trajetória profissional.

Valores formam a consciência humana e transcendem às convenções sociais, permitindo a concepção do que é certo e errado na busca do ideal. Na decisão de buscar um caminho que dê sentido à sua carreira nutra a crença de que é imperativo vincular a fidelidade aos valores à vida como profissão na condição de ser feliz.

*Waleska Farias www.waleskafarias.com.br. Coach e Consultora de Carreira e Imagem. Professora convidada dos cursos de formação de valores e padrões de conduta no CADEMP – FGV. Palestrante CONAR-RH. Colunista dos Blogs HSM, Exame e Revista Versatille dentre outros. Consultora de carreira e imagem do quadro Transformação do Programa TV Xuxa na Rede Globo de Televisão. Especializações: Formação acadêmica e cursos de extensão: Pós graduada em Teoria Psicanalítica e Práticas Institucionais. Graduada em comunicação social com especialização em relações públicas e marketing. Formação em Coaching Integrado – Coaching Executivo, Life Coaching e Quantum Evolution pelo ICI Integrated Coaching Institute – Credenciado pelo ICF International Coach Federation, Treinamento & Desenvolvimento (ABTD), Master Avatar-Cursos Internacionais Avatar®, Certificação de Consultora DISC ETALENT, Programação Neurolinguistica (INAp). Colunista do portal Atitude Empreendedora onde este artigo foi publicado anteriormente.Contatos: (21) 2259-7901/(21)9691-0992 ;contato@waleskafarias.com.br.