Newsletter subscribe



Artigos

Quando o gás acaba

Posted: 5 de dezembro de 2012 às 3:40 am   /   by   /   comments (0)

 

Nelson Fukuyama*

Os últimos dias do ano estão aí correndo. Para muitos, dias de trabalho, estudos, desafios de todos os tipos, experiências boas e nem tão boas já fazem parte do passado. Tem gente já dizendo “chega, eu quero mesmo é que este ano acabe logo, já deu o que tinha que dar”. Seria até justo dizer que essas pessoas estão esgotadas, cansadas, estressadas, enfim, para elas o “gás está acabando”. Esse “gás” que está acabando é justamente a energia que a gente tem que ter para enfrentar as situações do nosso dia a dia.

O caso é que mesmo faltando poucos dias de trabalho muitas coisas ainda podem acontecer. Eu não sei quanto a você, em nossa empresa muitas coisas acontecem naqueles momentos em que a gente diz que não se pode esperar mais nada…

Agora, já pensou você ficar sem gás, sem energia, depois de passar dias e dias “de cabeça” em um novo negócio, levantando dados, organizando ideias, finalizando um plano e preparando uma “senhora” apresentação e no final, por falta de gás não ter forças para convencer outras pessoas quanto ao bom negócio no qual está envolvido? Como você poderá atingir seus objetivos ou os objetivos de sua empresa sem energia para negociar, negociar, e negociar? Você não vai se deixar envolver pelo cansaço, irritação, desânimo e jogar fora os seus esforços, vai?

Ainda, depois de tanto tempo de esforço e paciência na batalha por uma melhor posição na sua empresa, você não vai se deixar abater pelo cansaço e estresse normal dessa época do ano e cometer uma daquelas “idiotices sem tamanho” como maltratar um colega de trabalho ou “peitar” um superior na sua empresa e por causa disso perder a oportunidade de promoção e o que é pior perder o seu emprego, vai?

Temos que ter aquele gás necessário para enfrentar os compromissos dos últimos dias do ano. Essa energia pode representar o fechamento de ouro de um grande ano de vida na empresa, na carreira, ou em uma jogada comercial decisiva. Por outro lado, a falta dessa energia pode ser o motivo para uma perda irreparável na sua carreira, na sua empresa ou em um grande negócio.

Pensando aqui, tenho as seguintes dicas:

1. antes de pensar em “chutar o pau da barraca” conte até dez milhões e um

2. não recuse qualquer tipo de trabalho ou tarefa que lhe queiram passar

3. dê o melhor de si em tudo o que estiver envolvido

4. demonstre ânimo em tudo mesmo que isso lhe custe mudar hábitos e reações pessoais

5. em qualquer situação seja simpático com todos os colegas, subordinados e superiores

6. guarde todas as reclamações e amarguras com você.

Adotando essas atitudes você irá perceber que sua imagem pessoal diante de todos na empresa ficará bastante melhorada e muitas portas poderão se abrir para você.

*Nelson Fukuyama, é Diretor da Yama Educacional, Editor-Chefe e Autor de artigos do portal DicasProfissionais e também Colunista do portal Carreira&Sucesso da Catho. Foi Auditor, Controller, Superintendente e Diretor de Administração, Finanças e Recursos Humanos de empresas nacionais e multinacionais e também Consultor de Empresas e Negócios.

A reprodução total ou parcial é autorizada desde que citada a autoria e o portal Dicas Profissionais www.dicasprofissionais.com.br