Newsletter subscribe



Dicas para Carreira

Quase chutei o balde esta semana

Posted: 3 de outubro de 2015 às 8:00 pm   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

“Quase chutei o balde esta semana” foi o que eu ouvi de um amigo num momento de desabafo. “Esse ano parece que não acaba, a gente só vê e ouve falar de coisas ruins, injustiças, governo corrupto, demissões, quebradeiras de empresas, clientes que não pagam, fornecedores que não entregam, bancos e credores cobrando…Não aguento mais” disse ele.

Bom! de fato muito do que ele desabafou tem um fundo de verdade. As coisas andaram e andam bastante complicadas este ano. A gente tem que ter muita paciência para superar os momentos ruins da vida, especialmente neste ano.

Mas, há um lado positivo a ser enxergado. 2015 está quase acabando. Estamos no início de outubro, um mês mais completo, depois temos novembro, mês mais tranquilo e dezembro, em que só se fala em festas de confraternização, presentes, férias. e pronto, 2015 acaba! Então, temos praticamente mais cerca de uns 45 dias efetivamente úteis pela frente.

Quem tem um emprego com carteira assinada com salário deve ficar mais tranquilo, se bem que sempre há um risco de demissão por parte das empresas. Agora é gerenciar o seu trabalho e a sua performance para não ficar na mira da demissão.

Quem está desemprego, a recomendação é que vá fazendo contatos e encontrar alguma coisa para fazer, torcendo para que surja uma oportunidade.

Quem tem seu próprio negócio, fica a recomendação para procurar gerenciar bem os seus contatos, cuidando para que seus produtos estejam disponíveis e ao alcance dos interessados e também cuide para vender e receber, dado que o índice de inadimplência vem crescendo em todo o país.

No momento, é recomendável fazer todos os esforços para superar as dificuldades, e pensar que há uma luz no final do túnel.

* Nelson Fukuyama é Editor-Chefe do portal Dicas Profissionais, Diretor da Yama Educacional e também Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho Online e Revista Atitude. Suas experiências incluem passagens consultor e executivo de empresas nacionais e multinacionais. A reprodução total ou parcial é autorizada desde que citada a autoria e a fonte Dicas Profissionais www.dicasprofissionais.com.br.