Newsletter subscribe



Artigos

Que tal tornar-se um Consultor de empresas e negócios?

Posted: 5 de novembro de 2009 às 6:26 pm   /   by   /   comments (0)

 

* Equipe Dicas Profissionais

Depois de certo tempo de trabalho e de ter adquirido experiências muitos profissionais tomam a decisão de tornar-se consultor, prestando serviços como autônomo para alguma empresa ou desenvolvendo uma empresa própria ou junto com amigos. A grande vantagem que existe, dentre outras, é que, como Consultor o profissional pode aplicar seus conhecimentos em atividades que já vivenciou e que conhece na prática.

Porque consultor de empresas ou consultor de negócios? Pode parecer estranho mas muita gente ainda não entende bem a diferença entre essas duas situações.

Quando falamos em se tornar um consultor de empresas, estamos falando de se tornar um consultor na área de gerenciamento geral de uma empresa, o que pode exigir dele conhecimentos gerais e específicos sobre todas as áreas da empresa como Finanças, Produção, Marketing, Vendas, Relações Humanas. Ou ele pode ser um consultor de alguma área específica. Se ele é um contador de uma empresa de grande porte, por exemplo, será uma grande contribuição para empresas de porte igual ou menor porque nem sempre empresas de poder menor têm chance de treinar adequadamente seu pessoal ou de encontrar pessoas para substituir temporariamente algum profissional de seu quadro. O perfil de um profissional para atuar nessas condições deve ser o de alguém acostumado a ter visão geral e específica do negócio da empresa, que saiba planejar, que tenha noções de controles e que tenha pulso para manter esse controle e colabore na tomada de decisões que irão afetar o rumo da empresa que o contrata.

Já como Consultor de negócios um profissional pode ser contratado para atuar em alguma situação transitória pela qual uma empresa esteja passando num momento. Vamos supor que ele seja contratado para participar da avaliação de alguma oportunidade imobiliária como compra ou venda de alguma propriedade para futuros negócios. Nesse caso, ele, como consultor, deverá ter conhecimentos específicos da área imobiliária, especificamente com relação às condições de venda ou compra (preços, condições de pagamento) bem como da parte formal da negociação de um imóvel (documentação necessária e exigida). Um profissional com esse perfil estará atento para todos os detalhes podendo até mesmo brecar as negociações quando notar alguma formalidade que não esteja de acordo com os interesses da empresa que o contratou. Ele poderá contribuir muito com a sua visão comercial e sua recomendação sobre como o impacto dessa aquisição ou venda nas atividades da empresa será muito valiosa.

Há benefícios. O reconhecimento do seu trabalho como Consultor pode ser feito através de uma negociação quanto a uma boa remuneração e da abertura para que ele possa apresentar todo o seu conhecimento e experiência. Por outro lado, um Consultor sempre deverá ter em mente que o resultado do seu trabalho dependerá exclusivamente dele e que sempre estará na berlinda diante dos dirigentes e dos demais colaboradores da empresa, que estão sempre dispostos a criticar negativamente a sua atuação e por muitas vezes criar obstáculos à implantação de seus métodos e idéias.

Ademais é realmente uma alternativa interessante para quem se acha em condições de prestar serviços de qualidade.