Newsletter subscribe



Artigos

Que tal um MBA em 2010?

Posted: 21 de dezembro de 2009 às 6:30 pm   /   by   /   comments (0)

 

* Por Fabiano Caxito

A maioria dos alunos que busca uma MBA passou algum tempo longe dos bancos escolares. O retorno à escola e o ambiente da universidade leva muitas pessoas a se desviarem do real objetivo que estão buscando, que é alavancar sua carreira. Como professor, vi muitos profissionais sérios, que chegam ao curso com necessidade de buscar uma formação e garantir seu emprego, perderem-se nos botecos e festas.

O ambiente de uma faculdade pode ser realmente instigante. Muitos homens e mulheres interessantes, inteligentes, bem colocados profissionalmente e com os mesmos interesses. O bar logo ali na esquina. E para os casados, também pode ser um álibi perfeito para aquela escapada.

A pós-graduação é uma excelente oportunidade não só de crescimento acadêmico, mas de ampliação de sua rede de contatos. É de conhecimento comum a importância da rede de contatos, ou network, para a recolocação e o crescimento no mercado de trabalho. A principal característica dos MBA é ser voltado ao profissional que já atua no mercado de trabalho e que está buscando uma formação que o permita crescer profissionalmente, propicia a formação de uma ampla rede de contatos bastante interessantes. Uma grande parcela dos alunos já atua ou atuará em posições de chefia e gerência nos próximos anos, ou seja, em posições nas quais terão o poder de decidir uma contratação.

E no momento em que estes profissionais precisarem indicar ou contratar alguém para sua equipe, quem você acha que ele indicará? Aquele aluno que vivia no bar da esquina, faltava às aulas e quando em sala, só atrapalhava? Ou o aluno interessado que sempre fazia observações interessantes, era dedicado e que sabia trabalhar em grupo?

O ensino superior, ao contrário do básico e médio, exige muita dedicação, muita pesquisa, muita leitura e muita vontade do aluno.

Mais do que o conteúdo passado em sala de aula, o que o MBA visa é a formação de um profissional preparado para atuar no mercado de trabalho, alguém que consiga raciocinar de forma lógica, crítica e analítica; que saiba expressar-se com clareza e de modo crítico e criativo; que tenha iniciativa, rapidez e flexibilidade na tomada de decisões; que planeje as operações administrativas e comerciais de uma empresa; que consiga definir estratégias gerenciais e de liderança; que saiba utilizar técnicas de negociação; que conheça sistemas informatizados apropriados para pequenas e médias empresas; que saiba analisar a viabilidade financeira e mercadológica para novos negócios; que saiba conceber, executar, avaliar resultados e aperfeiçoar projetos; que consiga definir e controlar equipes de trabalho: que saiba falar em publico; que saiba trabalhar em equipe; que saiba pesquisar e encontrar soluções: e que aprenda constantemente e se mantenha constantemente atualizado.

Então, se pretende cursar um MBA no próximo ano, prepare-se para se dedicar integralmente. Afinal é de sua carreira que estamos falando!

* Fabiano Caxito é consultor de empresas, professor e palestrante (fabianocaxito@gmail.com)