Newsletter subscribe



Artigos

Quer empreender e ainda não tem empresa?

Posted: 24 de julho de 2017 às 2:00 pm   /   by   /   comments (0)

Marcos Rodrigues*

O número de empreendedores que precisam abrir o seu negócio cresceu muito nos últimos anos. Ter uma empresa passou a ser prioridade aumentando a corrida em busca de novos CNPJs. Para ajudar esclareço a seguir as principais dúvidas que os novos candidatos à empresários possuem:

Qual é o melhor regime para adotar e como é o processo de criação de uma nova empresa do ponto de vista contábil?

O primeiro passo para se abrir uma empresa é definir o ramo de atividade em que se pretende atuar. Esta definição vai interferir diretamente no tipo de empresa que poderá ser constituída bem como o regime tributário que poderá ser aplicado.

É preciso sempre buscar, dentro da legalidade, a menor carga tributária possível. Vejo muitos empresários que foram mal assessorados neste processo e hoje não possuem a tipo de empresa correta para a sua atividade. Normalmente este erro gera carga tributária errada.

O segundo passo é definir a sede. O endereço da empresa pode ser inclusive em alguns casos a sua própria residência.

O terceiro passo é a elaboração do contrato social e posterior registro nos órgãos competente para se obter o CNPJ isto CPF da empresa.

Como o empreendedor pode saber qual é a sua categoria?

Os tipos de empresas MEI, Simples Nacional ou mesmo optantes pelo Lucro Presumido, dependem diretamente da atividade da empresa e nível de faturamento. O enquadramento correto evita grande dor de cabeça no futuro bem como um enquadramento incorreto pode te levar a pagamento incorreto de imposto. O principal erro no enquadramento é a confusão entre a profissão e a atividade. Se você, por exemplo, se formou em arquitetura e a sua atividade real é de decorador ou elaboração de projeto, a alíquota de imposto para a atividade de arquitetura é de 16% e as demais não passam de 7%. Com isto a definição da atividade a ser exercida é fundamental para a definição do tipo de empresa.

A burocracia (taxas, etc) desanimam alguns empresários na hora de abrir seu negócio. O que fazer?

Abrir uma empresa no Brasil realmente não é fácil, contudo os municípios estão incentivando e facilitando este processo e cada vez mais isto passa a ser mais um dogma que uma realidade. O SEBRAE foi criado para apoiar esta iniciativa e ferramentas de contabilidade online como o Contabfácil também podem te dar este apoio, inclusive sem custo.

Qual a dificuldade para quem está desenquadrado do MEI e precisa regularizar sua situação como Empresário Individual no Simples Nacional?

A regularização de MEI é bastante simples, bastando pagar os impostos atrasados e entregar a obrigação anual. A Receita Federal inclusive deve abrir em breve parcelamento especial dos impostos dos optantes pelo MEI. Para quem tem dúvida, o melhor é entrar em contato com uma empresa de contabilidade cujos colaboradores possuam anos de experiência. O melhor é abrir ou regularizar a sua empresa o quanto antes.

*Marcos Rodrigues é Presidente do Contabfácil, ferramenta online que trata de toda a contabilidade de empresas do Simples Nacional, Profissionais Liberais e MEIs. Para mais informações acesse www.contabfacil.com.br