Newsletter subscribe



Artigos, Uncategorized

Quer mudar de rumo na vida profissional ainda este ano?

Posted: 31 de agosto de 2015 às 8:00 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Se a sua situação profissional está ou começou a ficar complicada, é tempo de reagir, de pensar em alternativas para que ela não fique ainda mais complicada. Se você quer mudar de rumo na vida profissional ainda este ano, veja algumas recomendações.

Primeiro, avalie o quê está realmente precisando de uma mudança. Numa situação de caos mental, é comum a gente misturar os sentimentos, achando que TUDO está errado. Então, é preciso focar naquilo que realmente precisa ser mudado, sabendo, no entanto, valorizar as suas qualidades positivas. Por exemplo, se o seu chefe ou um colega de trabalho criticou a sua postura ou algo que você, não tome essa crítica um motivo para você achar que não presta para mais nada e deve abandonar o seu emprego e uma carreira promissora.

Segundo, acabe com o negativismo para mudar. Se precisa mudar, vá em busca de uma situação melhor. É normal uma pessoa listar uma série de impossibilidades para mudar, colocando obstáculos do tipo “mas, isso é difícil”, “não tenho recursos”, “eu já tentei”e tal.

Terceiro, acabe com a preguiça. Se precisa mudar, saia em busca de contatos com pessoas que possam realmente ajudar a encontrar uma melhora. Até mesmo um bom conselho de uma pessoa “de fora” poderá ajudar você a tomar uma atitude.

Quarto, não seja orgulhoso. Não fique preocupada(o) com o que outras pessoas vão dizer ao saber que você está assim. Afinal, se você está mal ou bem, quem é que paga as suas contas?

Quinto, não seja tímido. Não tenha medo de conversar com pessoas que estejam em uma posição de destaque em alguma área e em alguma empresa. Ser “cara de pau” de vez em sempre não atrapalha em nada, pelo contrário, pode ajudar e muito.

Sexto, não tenha medo de tentar. A vida é cheia de obstáculos (algumas pessoas levam uma vida sem isso). Se ouvir um não, vá em frente. Se cair, levante. O importante é continuar tentando.

Sétimo, seja grato. Aprenda a agradecer sempre as pessoas que te ajudaram a mudar de vida.

Bem, se for me agradecer, por favor pode me pagar um almoço num restaurante japonês desses tradicionais.

Um grande abraço,

*Nelson Fukuyama é Editor-Chefe do portal Dicas Profissionais e também Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho Online, Revista Atitude Empreendedora e Administradores para os quais escreve sobre as suas experiências como consultor e executivo de empresas nacionais e multinacionais.