Quer um conselho? Procure estar a frente do seu tempo

Michael Ataíde*

Se olharmos para o passado da Humanidade, encontraremos muitos homens e mulheres que entraram para a História com os seus feitos em diversas áreas, como, por exemplo, na Medicina, no Direito, na Engenharia, na Arquitetura, na Música, na ajuda as pessoas com deficiências, em questões humanitárias e refugiados, entre tantas outras questões. Com esses feitos deixaram claro que eles estavam a frente do seu tempo!

Vale a pena lembrar alguns nomes entre tantos.

Moisés, um exemplo de liderança, perseverança e fé, entrou para a história por ter libertado e conduzido o povo de Israel para a Terra Prometida; Karl Marx, filósofo que foi à luta pelo Socialismo; Sigmund Freud, pai da Psicanálise, mudou a imagem que homem tem de si mesmo; Charles Darwin, mudou a história do mundo com a seleção natural; Albert Einstein, físico alemão, mundialmente conhecido pela teoria da relatividade. No campo da Música, tantos grupos de rock dos anos 50 e 60, especialmente os Beatles e Rolling Stones, cujos arranjos musicais ainda hoje se mostram tão atuais.

Sem dúvida, esses personagens foram e ainda continuam sendo determinantes para a Humanidade. Não podemos deixar de reconhecer o mérito de seus trabalhos, mas devemos lembrar que na época em que viveram e desenvolveram os seus trabalhos, tiveram que combater havia enorme ceticismo sobre eles, tendo que defendê-los, como dizemos, com unhas e dentes, sendo corajosos e determinados ao expô-los e ainda contrapor aos estudos e tecnologias, correntes ideológicas e filosóficas por vezes opressivas de suas épocas.

Daí você que está lendo esse texto se pergunta: o que tenho a ver com isso? Eu respondo: você tem tudo a ver com isso. Você pode ser relevante para a Humanidade na área em que atua. Você pode deixar o seu legado para a Humanidade através de um trabalho na área em que atua, na empresa em que trabalha, na comunidade em que vive. Você também pode estar à frente do seu tempo se você ousar fazer diferente, sair da rotina e da mesmice.

Pense nisso, pense grande, esteja a frente do seu tempo!

*Michael Ataíde é Bacharel em Relações Internacionais com MBA em Negócios pela Fundação Getúlio Vargas


Vídeo recomendado:

Administração do Tempo

Julio Amorim dá 4 dicas preciosas que irão te ajudar no gerenciamento de atividades e tornar seu vida profissionais mais produtiva.