Newsletter subscribe



Artigos

Razões para mudar de emprego

Posted: 4 de janeiro de 2013 às 12:01 pm   /   by   /   comments (0)

 

Nelson Fukuyama*

Nessa época do ano muitos profissionais tomam a decisão de sair em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Se esse for o seu caso, pergunto: o que leva você a procurar um novo emprego? Será que esta decisão é a mais acertada?

Claro que podem existir muitas razões.

Dentre tantas outras, você poderia lembrar uma: “gosto do que faço e de onde trabalho, mas, não consigo mais suportar o meu chefe e colegas”. Bom, nesse caso, se você não tem mais um bom relacionamento com eles, antes de entrar em rota de colisão, pode ser uma boa saída partir para outro emprego. Tudo bem com sua posição, mas, já pensou que problemas com chefes e colegas podem ocorrer em outras empresas? Nesse caso, não seria mais recomendável tentar contornar a situação no emprego atual? Como? Conversando com eles, buscando ajuda de alguém que possa interferir de alguma forma para resolver o problema. Uma coisa é certa e é bom que você saiba, sempre existirão problemas no ambiente de trabalho, em qualquer empresa, em qualquer lugar.

Outra razão que você poderia dizer: “até gosto do emprego atual, gosto do meu chefe, gosto dos colegas, mas, estou cansado, esgotado, trabalho muito e não tenho mais tempo para mim!”. Bom, por essa razão, sinto que você não tem um motivo real para deixar a empresa. Só está cansado, esgotado, o que pode ser uma situação passageira, nada que umas boas férias bem aproveitadas não possam ajudar a superar. Quem sabe se, ao voltar de férias, a situação já não estará melhor?

Por fim, mais uma razão: “estou totalmente desanimado, não vejo perspectivas naquilo que estou fazendo, não vejo crescimento na empresa atual e nem na minha carreira, não posso esperar aumento de salário ou promoção”. Nesse caso, o que eu posso lhe dizer quando a situação chega nesse ponto? O melhor conselho é: saia em busca de uma vaga que melhor te satisfaça, consulte as pessoas mais próximas e peça a ajuda delas, consulte empresas especializadas em empregos, avalie se você está capacitado para ela, prepare ou atualize o seu currículo, procure agendar uma entrevista, esteja pronto.

De resto, boa sorte!

*Nelson Fukuyama, é Diretor da Yama Educacional, Editor-Chefe e Autor de artigos do portal DicasProfissionais e também Colunista do portal Carreira&Sucesso da Catho. Foi Auditor, Controller, Superintendente e Diretor de Administração, Finanças e Recursos Humanos de empresas nacionais e multinacionais e também Consultor de Empresas e Negócios.

A reprodução total ou parcial é autorizada desde que citada a autoria e o portal Dicas Profissionais www.dicasprofissionais.com.br