Newsletter subscribe



Artigos

Reflexões sobre a ética e a profissão

Posted: 14 de novembro de 2008 às 12:52 pm   /   by   /   comments (0)

Um famoso programa de televisão teve como tema central a discussão sobre a ética, os personagens principais encontravam –se em uma situação tal que se questionavam se realmente não valeria a pena abrir mão do que era certo aos olhos da lei, para aderir a um certo “esqueminha” armado pelos vizinhos do comércio, pois assim ganhariam uma boa quantia.

Falar em ética atualmente está na moda, pois o que estamos vendo em todos os lugares é justamente a falta desta, tanto nas organizações privadas como nas públicas. Tudo isso acaba comprometendo a sociedade, que perde seus valores morais, afinal é muito difícil lutar contra um mercado cheio de imoralidades, corrupção e vícios.

Assim como os personagens daquele programa de TV, muitos já pararam para pensar se realmente adianta ser honesto enquanto alguns por aí estão levando vantagem agindo fora da lei, só que se continuarem a pensar assim as coisas só vão piorar.

A formação de uma consciência ética e moral na sociedade não envolve somente o trabalhador e a empresa, mas sim cada pessoa que está envolvida naquela sociedade, e principalmente aqueles profissionais a quem são atribuídos as maiores responsabilidades. Todos devem assumir seu papel contribuindo por um objetivo comum que é o de exterminar estas redes de corrupção e imoralidade.

Qualquer profissional que considerar os princípios éticos como fundamental em todas as suas escolhas, ações e decisões, verá que a sua vida profissional terá mais qualidade não somente técnica, mas também humana. Esta postura baseada em princípios éticos irá se entender a todos que o cercam em sua vida pessoal, seus colegas de trabalho e também aos demais níveis da organização onde trabalha. A ética tem como objetivo integrar os recursos humanos, técnicos e financeiros de forma a valorizar os valores pessoais e sociais.

A atividade profissional fica impossível de ser exercida sem a ética, porque ela é a base de toda atividade econômica, e fundamental para o desenvolvimento do homem e das organizações. A prática da ética na profissão insere-se nos deveres relativos à responsabilidade que cada um tem no seu trabalho, ela não é enganosa e nem abusiva. Ferir a ética pode significar violar as leis dos deveres profissionais, não cumprir com os deveres da profissão.

Agir em conformidade com a ética diz respeito a cada indivíduo, a cada grupo profissional e a sociedade em geral!

Baseado no artigo: REFLEXÕES SOBRE A ÉTICA NO QUOTIDIANO DA PROFISSÃO, de Maria Olívia Dias, Revista Gestão e Desenvolvimento, 2004, Instituto Universitário de Desenvolvimento e Promoção Social do Pólo de Viseu da Universidade Católica Portuguesa