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Relacionamento é um de seus pontos fortes?

Posted: 2 de fevereiro de 2015 às 7:15 am   /   by   /   comments (0)

Rosangela Souza*

Segundo a Harvard Business Review, a principal habilidade que um profissional precisa dominar é a comunicação. Saber ouvir as pessoas, saber falar com todo tipo de gente, fazer com que sua mensagem seja compreendida – do relatório à palestra, do e-mail à conversa informal. Quem negligencia esta habilidade, achando que competência técnica e disciplina se sobrepõem a ela, vê sua eficiência, eficácia e talento serem engolidos.

Sua habilidade de se comunicar, se conectar e se relacionar com as pessoas ajuda você a se tornar mais eficiente, porque as pessoas não vão se incomodar de ensinar as tarefas, compartilhar o que sabem com você; mais eficaz, porque vocês vão discutir abertamente como entregar melhores resultados para a empresa, e o porquê de todo este trabalho; e mais talentoso, porque as pessoas não vão ter motivos para esconder de você um feedback positivo: “você arrasou, você nasceu pra isso, cara!”. Muitas vezes a gente só percebe que tem um dom quando alguém nos diz. E se ninguém estiver muito a fim de dizer?

Aqui estamos falando sobre saber lidar com pessoas diferentes, em todas as esferas – não só com seus chefes, com seus subordinados, seus pares, ou só com quem pode vir a beneficiar você em sua carreira.

Para começar, pense sobre dois aspectos:

1) Como está a extensão da diversidade dos seus contatos?

Não é o tamanho da sua rede de contatos. É a diversidade. Você só conhece gente da sua classe social, nível cultural, mesmo bairro, mesmo clube? Você pode ter cinco mil contatos em sua rede, se não houver diversidade, você deve estar tendo uma visão de mundo bem limitada.

2) Ter contato é pouco. Você realmente se relaciona, se comunica, se conecta?

Conectar-se com gente não é só adicionar na rede social ou falar Bom Dia. É se interessar pela pessoa. Também não é usar as pessoas para que ouçam você falar de… você. Você sabe quantos filhos tem o porteiro do seu prédio? Os valores da família da sua faxineira? O que pensa seu chefe sobre a felicidade? Quais os sonhos dos seus colaboradores? Conectar-se é desenvolver elos verdadeiros com as pessoas, aprender com elas, ajudá-las, ligá-las entre si (e não só a você). Além de ajudar você a ser uma pessoa e um profissional melhor, você também será mais feliz nos seus dias.

Então, para terminar meu primeiro artigo do ano, uma sugestão de leitura e uma lição de casa: o livro é o Todos se Comunicam, Poucos de Conectam, do John C. Maxwell. Livro simples, que nos inspira a ter relacionamentos com mais significado. Ajuda a perceber a diferença entre se comunicar com pessoas e se conectar às pessoas. Já a lição de casa é todo dia, durante um mês, escolher alguém da sua vida pessoal ou profissional para se conectar. Ouvir a pessoa, fazer perguntas sobre ela, se interessar por ela – e resistir à tentação de contar as suas estórias. Amplie aos poucos para pessoas bem diferentes de você, sem deixar seus preconceitos interferirem, apenas descobrindo o outro. Uma pessoa diferente não é necessariamente melhor ou pior. É só um outro jeito de viver. Se fizer o exercício com a intenção de se conectar às pessoas, o resultado será de muito aprendizado e alegria.

Feliz 2015!

*Rosangela Souza é fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas (www.companhiadeidiomas.com.br) e do ProfCerto (www.profcerto.com.br). Graduada em Letras e Tradução/Interpretação pela Unibero, Business English na Philadelphia, USA. Especialista em Gestão Empresarial com MBA pela FGV e aluna do Pós-MBA da FIA. Professora de Gestão de Pessoas e Estratégia no curso de Pós-Graduação ADM da Fundação Getulio Vargas.