Pages Navigation Menu

 

Resumo Profissional


 

*Por Mariana Parizotto

É muito comum no cotidiano das pessoas que estão a procura de um emprego cadadastrar-se nos sites de recolocação profissional ou no trabalhe conosco das empresas. E depois de preencher os diversos campos do currículo online – formação, cursos, experiências anteriores, idiomas, etc – chega a parte do Resumo Profissional. É aí que surge a dúvida de muitos candidatos: como elaborar um resumo profissional que cause um bom efeito e que não seja apenas a repetição de todas as informações contidas nos outros campos?

Imagine só quantos cvs são cadastrados por dia nos sites de recolocação e recrutamento online? A concorrência é muito grande, por isso o candidato deve aproveitar todos os campos de preenchimento para se destacar dos demais. Neste sentido, o resumo profissional deve chamar a atenção do recrutador, mas sempre com objetividade e sinceridade.

“O resumo profissional é inserido dentro do currículo para facilitar a leitura de um recrutador. Através dele o recrutador pode entender mais rapidademnte se aquele candidato possui o perfil buscado e assim sendo ele procurará ler os detalhes e os outros campos do cv”, explica o diretor geral da Trabalhando.com.br, Renato Grinberg.

Portanto, o resumo profissional é um itém essencial e a seleção das informações que serão citadas precisa ser feita com muito critério .É nesta parte do currículo online que o candidato deve mostrar seus principais projetos e resultados obtidos na carreira, com dados que comprovem essas conquistas.

Também é importante relatar experiências que destaquem as habilidades e qualidades necessárias para a vaga disputada. Para Renato Grinberg , o candidato deve pensar com a mente do entrevistador, “Pense em quais as informações você gostaria que um entrevistador soubesse de você”, aconselha.

Não se esqueça de reler as informações e conferir se não existe nenhum erro de digitação e de português. Isso é o tipo de coisa que “queima” o currículo, pois mostra que o candidato é desatento ou não tem qualificação. E quanto aos outros campos, preencha todos, mesmo aqueles que não são obrigatórios. Quanto mais completo estiver seu cv, maiores podem ser suas chances!

Mariana Parizotto é jornalista da equipe do Dicas Profissionais.