Newsletter subscribe

Notícias

Reumatologia, Nutrologia e Pneumologia Pediátrica são qualificações oferecidas pela POSFG

Posted: 13 de março de 2018 às 3:01 pm   /   by   /   comments (0)

A POSFG, uma instituição que oferece cursos, especialmente para médicos de todo o Brasil, está com inscrições abertas para três qualificações que são encontradas em pouquíssimas instituições: Reumatologia Pediátrica, Nutrologia Pediátrica e Pneumologia Pediátrica.

Reumatologia Pediátrica

Pode parecer difícil de acreditar e por isso muita gente nem imagina, mas doenças reumáticas atingem também a população infantil. Especialistas acreditam que cerca de 25% das doenças reumáticas em geral atinjam menores de 16 anos. As estatísticas apontam ainda que a cada 100 crianças, 2 vão ao médico por conta de queixas reumatológicas. Mas como muitas vezes a doença demora para ser descoberta, a criança acaba passando por pelo menos quatro especialistas diferentes, quando o indicado nestes casos é que ela consulte um reumatologista pediátrico. No Brasil, é mais comum a febre reumática e a artrite idiopática juvenil atingirem os pequenos. A febre reumática é causada por uma infecção de garganta pelo estreptococo. Ela afeta tanto meninos como meninas, dos 7 aos 14 anos de idade. Os principais sintomas são febre, dor e inchaço das articulações, sopro no coração e movimentos involuntários rápidos, desordenados e que desaparecem durante o sono. Se não tratada corretamente, pode evoluir para uma cardiopatia reumática, que provoca a morte de centenas de crianças.

Já a artrite idiopática juvenil é uma doença relativamente rara, mas é apenas uma das centenas de artrites que podem afetar os pequenos. A doença acomete qualquer idade antes dos 16 anos, mas a maior incidência é entre crianças de 1 a 5 anos e de 10 a 14 anos de idade. Além das juntas, esse tipo de artrite também pode atingir outras partes do corpo como coração, olhos, músculos, tendões, fígado e pele. Não é fatal, mas sem o tratamento adequado pode causar complicações para o resto da vida.

A POSG está com inscrições abertas para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Reumatologia Pediátrica em todo o Brasil, uma das poucas qualificações dessa natureza oferecidas no país. A carga horária é de 432 horas/aula e entre as disciplinas estão: artrites na infância, lúpus eritematoso sistêmico, doenças de Kawasaki, febre reumática e colagenoses. Os alunos vão contar com um corpo docente formado por professores especialistas, mestres e/ou doutores e com um avançado sistema virtual de aprendizagem com suporte pedagógico 24 horas.

Nutrologia Pediátrica

Você já deve ter ouvido a frase: “somos o que comemos”. Desde o útero da mãe até chegar na fase adulta, realmente os hábitos alimentares podem fazer a diferença entre saúde ou doença. A Nutrologia Pediátrica é uma especialidade médica voltada para a nutrição das crianças, que trata da alimentação e de doenças relacionadas à alimentação dos pequenos e adolescentes. Um dos principais problemas e que precisa ser discutido é a obesidade infantil. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o excesso é um dos problemas de saúde pública mais graves do século. Entre as crianças e adolescentes, a obesidade já é considerada uma epidemia. Conforme a Organização Pan-Americana de Saúde, cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem com a obesidade e 8 em cada 10 adolescentes continuam obesos quando crescem e entram na fase adulta. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde, por exemplo, mais de 60% das crianças com menos de dois anos já consomem bolachas recheadas.

E a obesidade infantil é um dos assuntos discutidos no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Nutrologia Pediátrica da POSFG. A instituição é uma das poucas do país a oferecer a qualificação. O curso tem carga horária de 432 horas/aula e além de obesidade, disciplinas como aleitamento materno, alimentação da criança na escola e fórmulas infantis compõe a grade curricular. Os alunos contam com um corpo docente formado por professores especialistas, mestres e/ou doutores e com um avançado sistema virtual de aprendizagem com suporte pedagógico 24 horas.

Pneumologia Pediátrica

A pneumologia pediátrica é uma subespecialidade da pediatria que faz o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças respiratórias que atingem crianças e adolescentes. Além disso, o pneumologista pediátrico faz também o acompanhamento de outras doenças que afetam órgãos fora os pulmões, mas que também geram problemas respiratórios. As doenças respiratórias podem causar déficit no crescimento, no desenvolvimento psicomotor, na audição, distúrbios de linguagem e do sono, além de alterações ortodônticas e podem provocar sequelas respiratórias a longo prazo.

Asma brônquica, bronquiolite aguda viral, doenças respiratórias por aspiração de alimentos, rinite alérgica, sinusites e síndrome do bebê chiador são algumas das disciplinas da grade do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Pneumologia Pediátrica da POSFG. O curso tem carga horária de 432 horas/aula. Os alunos vão contar com um corpo docente formado por professores especialistas, mestres e/ou doutores e com um avançado sistema virtual de aprendizagem com suporte pedagógico 24 horas.

As inscrições e mais informações sobre a POSFG podem ser obtidas através o link www.posfg.com.br e telefone 0800 600 3720