Roupa social não combina com o calor

Nelson Fukuyama*

Já imaginou um profissional vestindo uma roupa mais séria (terno e gravata, para homens, ou um terninho, para mulheres) tendo que atender a vários compromissos em uma cidade à beira-mar ou em uma cidade localizada em uma dessas áreas já conhecidamente calorentas do nosso País?

“Ah! mas a pessoa deve ter um ar condicionado no carro? ou vai poder aproveitar o ar condicionado dos lugares onde visita” contesta alguém. “Daí, ela não vai sentir tanto calor assim”.

“Sim, claro, há o ar condicionado no carro, ou no lugar onde ela vai, e no ônibus que ela toma” eu poderia dizer. SQN. Nem todo mundo tem essa “mordomia”. Muitos tem que se deslocar debaixo de uma “lua” daquelas em condições que eu diria quase desumanas.

“Ah! mas tem os chefes bonzinhos, que deixam os seus funcionários trabalharem usando uma roupa mais à vontade”.

Também não é bem assim. Além de não permitir que seus funcionários usem uma roupa mais adequada para o calor, alguns chefes fazem questão de exigir que eles mantenham os padrões tradicionais, ou seja, tem que usar terno e gravata, vestido mais social. Nada de camisa de manga curta, nem um vestido um pouco mais a vontade. E dependendo, nem permitem o uso de blasers.

Bom, posso dizer que para quem está acostumado a andar com uma roupa mais sóbria, o calor não se transforma exatamente em um martírio. Ela apenas não sua, por exemplo.

Agora, mesmo assim, seria interessante que as empresas em todos os cantos fizessem uma reavaliação dos seus critérios quanto ao uso de vestimentas pelos seus colaboradores.

Por que não permitir o uso de uma roupa mais leve em locais onde a temperaturas costumam ser mais elevadas?

Um caso a se pensar, não acha? Se você sofre com o calor, dê sua opinião para as pessoas que decidem em sua empresa, quem sabe eles passarão a adotá-la.

*Nelson Fukuyama é Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Um dos idealizadores, Diretor e Administrador da Yama Educacional, Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho, da Revista Atitude Empreendedora e Administradores.com. Idealizador e administrador de eventos nacionais e internacionais. Foi um dos Palestrantes do Dicas Profissionais Highlights 2013. Usa sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais para falar sobre comportamentos no ambiente de trabalho.

 


Vídeo recomendado:

Qual a importância de um planejamento estratégico para sua vida?

A palestrante e escritora Leila Navarro dá dicas relevantes para quem quer saber qual o seu lugar no mundo.