Newsletter subscribe



Artigos

Saber ouvir para ser ouvido

Posted: 25 de abril de 2017 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Renata Fraga*

Ouvir o outro tem se tornado cada vez mais uma arte praticada por poucos. O dia-a-dia dinâmico e apressado que vivemos nos deixa sem tempo para os relacionamentos e até um tanto egoístas onde todos querem falar, noticiar em primeira mão, comunicar, adivinhar, procurar ser o precursor da novidade e assim por diante.

Tenho sentido falta de conversas descompromissadas, do diálogo informal e do diálogo profissional onde há uma troca de experiências onde podemos ser locutor e interlocutor, contudo, o que tenho percebido são verdadeiras conversas investigativas que se preocupam em definir quem sabe mais sobre determinado assunto, uma verdadeira batalha de egos.

Sentimos necessidade em expressar, falar, ser ouvidos… E quanto a ouvir? Ouvir no sentido de se interessar pelo o que o outro fala, silenciar o tempo necessário e não no sentido de ouvir simplesmente – o que não acontece sempre – ou ouvir atenciosamente articulando uma crítica ou argumento contra o que foi dito, justamente quando a outra pessoa só precisa ser ouvida.

Pense como gostaria de ser ouvido e exercite: Olhe nos olhos de quem está falando, tenha paciência, respeite opiniões adversas às suas, acolha, incentive emocionalmente sem ter a pretensão de solucionar o problema, o que é simples para você pode não ser tão simples para o outro, encoraje, tenha interesse pelo assunto.

O que você imagina ser uma perda de tempo poderá ser um incentivo para a resolução de problemas seus, pois quando ouvimos compartilhamos sentimentos e experiências semelhantes ao do outro, exercitando um processo de identificação e assimilação de nós mesmos.

Por fim, seja otimista, demonstre apoio mesmo que a solução não dependa de você e lembre-se de que não é à toa que temos uma boca e dois ouvidos, então ouça mais e fale menos.

“O silêncio também fala, fala e muito. O silêncio pode falar mesmo quando as palavras falham.” Osho

*Renata Fraga – Consultora de RH, gerencia o site e blog Openjobs. Este artigo foi publicado anteriormente no site da Waleska Farias em http://www.waleskafarias.com/artigos-view.php?id=80