Newsletter subscribe



Artigos

Saber ouvir

Posted: 6 de outubro de 2014 às 7:42 am   /   by   /   comments (0)

 

Flávio Maneira*

Será que em nosso dia a dia, seja no trabalho, na faculdade, em nossa família, etc de fato ouvimos os outros? Não é verdade que muitas vezes nos pegamos olhando para a pessoa e de repente, nos perguntamos mentalmente: Nossa…o que ele estava dizendo mesmo? e ficamos muitas vezes sem graça por ser sincero e dizer..: o que você estava falando mesmo?

Porém gostaria de comentar um pouco sobre o que acontece com nosso cérebro quando mencionamos a “atenção”: Ela controla e dirige a consciência e seleciona a característica mais importante do ambiente no momento amplificando a resposta do cérebro. Ela é responsável por selecionar um ítem dos estímulos sensoriais recebidos e nos permite a ter melhor consciência dele.

A atenção explícita exige o direcionamento consciente dos olhos, ouvidos e outros órgãos dos sentidos para um estímulo e para o processamento das informações provenientes dele. Para aumentar nosso nível de atenção é desejável aumentarmos nossa capacidade de se “concentrar”.

Quando nos concentramos bastante, filtramos outros possíveis objetos de atenção de forma que o máximo dos recursos cognitivos esteja disponível para a tarefa em questão.

As áreas do cérebro envolvidas nesse momento são: lobo frontal, lobo parietal, nervo óptico,núcleo geniculado lateral e colículo superior, este que participa de uma rede de áreas cerebrais que direcionam os movimentos dos olhos. Os sinais provenientes da retina chegam até aqui pelo nervo óptico; a atividade nessa área leva a uma mudança da atenção, em uma resposta a um estímulo notável.

A “atenção” está dividida em 5 tipos, são eles:

1-Atenção focal: A capacidade de selecionar um objeto num ambiente e responder a ele. Por exemplo, se desligar no meio da multidão para olhar um pássaro.

2-Atenção sustentada: Capacidade de concentrar-se a uma determinada atividade, como uma cirurgião operando seu paciente.

3-Atenção seletiva: Assemelha-se a sustentado, acrescida da capacidade de não distrair-se da tarefa que está executando. Por exemplo, uma jogada de golfo ou um saque no tenis sem interferência da multidão.

4-Atenção alternada: É a passagem alternada de um estímulo ao outro, o que requer uma resposta cognitiva diferente. Por exemplo: Um pintor usando uma modelo para pintar.

5-Atenção dividida (também conhecida como “Multitarefa”: Dividir a atenção em mais que uma tarefa com concorrentes e alterando o foco com grande velocidade. Por exemplo: Os motoristas dirigindo, e fazendo outra coisa, como mexer no rádio.

Agora quanto a como aumentar nossa capacidade de ouvir “de fato” quando estamos numa conversa, não tem saída, voltamos para:

Aumentar sua capacidade de atenção e concentração!

Como? se policiando e treinando. Por exemplo, quando for ter uma conversa com alguém, policie seu celular e deixe-o no módulo silencioso, pois só assim você será percebido como “genuíno” , afinal, não é horrível na hora que você está falando com alguém e vai dar “aquela notícia” e a outra pessoa, diz: só 1 min…meu cel. Pense nisso.

Abraços,

*Flávio Maneira – www.flaviomaneira.com.br– é palestrante, especialista em “Gestão de Pessoas” e “Treinamento e Desenvolvimento” organizacional.Professor e autor de diversos artigos. É estudioso de neurociências, base de seu trabalho. Atua no segmento farmacêutico há 14 anos. Colunista do portal Carreira&Sucesso da Catho Online onde este artigo foi publicado anteriormente.