Newsletter subscribe

Artigos

Como você deseja estar daqui cinco anos?

Posted: 11 de setembro de 2018 às 6:01 am   /   by   /   comments (0)

 

Jose Roberto Marques*

Ao longo da nossa infância somos muitas vezes questionados sobre o que ser quando crescer. Na adolescência nossas habilidades, gostos e preferências vão se aflorando e dando sentido a nosso futuro.

Quando jovens, damos os primeiros passos em nossa carreira, e iniciamos projeções futuras. Desse ponto em diante sempre colocamos novas metas e objetivos pessoais e profissionais, alinhados, para satisfazer nossas realizações.

Mas e hoje? Como você se vê daqui cinco anos? Como pretende estar profissionalmente? E suas metas pessoais, quais são?

Cinco anos é um tempo razoável para que você conquiste coisas maiores. Quando pensamos em objetivos rápidos e algo como uma promoção no trabalho, ou a inscrição em um curso, ou algo parecido. Cinco anos lhe dá a possibilidade de trilhar rumo a objetivos maiores, como a compra de uma casa, a conclusão de uma graduação, a conquista do próprio negócio, ou até mesmo um cargo mais alto na organização a qual atua.

Nesse sentido, ofereço algumas dicas para que você, além de se imaginar daqui cinco anos, também possa fazer um planejamento assertivo:

– Local seguro: esteja em um ambiente que lhe proporcione privacidade e que seja familiar a você, seu quarto, sua sala. Esteja sozinho;

– Reflita: pense no seu hoje e tudo o que fez para conquistar o que tem hoje;

– Projete: pense nas suas projeções futuras, o que deseja para daqui cinco anos;

– Coloque tudo em um papel: escreva seus anseios, objetivos e desejos. Sejam eles pessoais ou profissionais. Uma nova formação, uma viagem, uma promoção, filhos etc. Em seguida descreva as reais oportunidades que possui, e as possíveis ameaças, assim você terá uma possibilidade maior de enxergar oportunidades e minimizar as ameaças;

– Faça um plano: detalhe os passos que dará para alcançar cada objetivo, não esqueça de estabelecer os planos financeiros que sustentarão suas metas;

– Estabeleça prazos: defina os prazos para cumprir cada etapa para a conquista do que deseja;

– Cumpra-os: acredito que seja o principal fator do alcance de nossas realizações, não adianta planejar se não há execução. Então aja. Caso não consiga cumprir algumas de suas metas, recalcule a rota e não desista;

Pensar no futuro nos motiva a querer coisas hoje. Ter essas projeções nos possibilita traçar um caminho mais seguro e assertivo rumo ao nosso sucesso.

Planeje o futuro, mas lembre-se: aja hoje

*José Roberto Marques – www.jrmcoaching.com.br/sobre/#colunista – é Master Coach Sênior e Trainer, Presidente e fundador do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, Autor de diversos livros. É Colunista do portal Carreira&Sucesso da Catho Online onde este artigo foi publicado anteriormente.