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Seis dicas para não enlouquecer no trabalho

Posted: 17 de março de 2016 às 11:23 am   /   by   /   comments (0)

Andréia Rego*

Com as demandas urgentes do dia a dia é importante saber lidar com as diversas situações no ambiente de trabalho. Para você saber lidar com essas diversas situações adversas quero deixar aqui seis dicas para não enlouquecer no trabalho.

Um dos pontos principais para reduzir os problemas é a manutenção do equilíbrio emocional, com intuito de comportar-se adequadamente às exigências do gestor, por exemplo, ou da área de atuação.

A fim de superar obstáculos, conflitos internos e até relações interpessoais ruins, a profissional elaborou seis dicas para não enlouquecer em alguma dessas situações.

Evite descontroles. Não são bem vistos nas organizações.

Quando o colaborador perceber que está estressado por algum motivo, a ponto de surtar, é válido procurar o líder direto para, quem sabe, acordar uma folga, alguns dias de férias, uma liberação mais cedo do trabalho, pois é fundamental identificar os sintomas físicos e emocionais, e até aonde vai o seu limite. Assim, ser verdadeiro consigo e com o líder possibilita uma melhor compreensão do que está sentindo e a relação direta se torna mais próxima. Em contrapartida, o líder também deve ser solidário e ajudar, dentro do possível. Se este já detecta no indivíduo sinais de perturbação, irritação ou distúrbios, pode buscar o diálogo e oferecer algum tipo de apoio.

Saiba dizer “não”.

Conhecer seu processo diário e atividades traz mais segurança para definir o que é ou não possível em um determinado momento. Se a todo o tempo só se diz sim, há grande chance de também se desenvolver uma irritação interna, pois, no final, perde-se a noção de prioridade e não se dá conta de todas as tarefas. Dizer sim querendo dizer não pode causar acúmulo de estresse, de acordo com a frequência que ocorra.

Saiba realizar pausas.

Parece banal, mas é importante levantar-se por cinco ou dez minutos para tomar um café, uma água, movimentar as pernas, observar a vista da janela ou até mesmo conversar com quem se gosta. Essas pequenas ações causam alívio, reduzindo o grau de exigência, inclusive, consigo mesmo. Há sempre coisas bacanas disponíveis para se apreciar ao longo dos dias e que passam despercebidas se não houver pausas durante uma atividade e outra.

Respeite a mente e o corpo.

Fazer atividades físicas frequentes, ter hobby, encontrar amigos renovam as baterias e alimentam a alma. Além disso, praticar respiração e meditação também contribui na oxigenação do cérebro, aliviando a pessoa de estresse e trazendo bem estar.

Não seja super-homem ou mulher-maravilha.

Compreender seus valores, sua missão, suas crenças positivas, pontos fortes, qualidades é vital para definir sua essência e no que você precisa realmente seguir adiante. É importante ficar claro que você é um ser humano e não deve abraçar tudo a qualquer custo.

Não reclame tanto.

Já ouviu aquela frase “quem muito reclama, pouco faz”? É comprovadamente improdutivo reclamar de tudo e de todos. Quando reclamamos não percebemos as oportunidades e soluções. É preciso, antes de mais nada, olhar para o lado positivo da questão. Se as coisas não estão bem, mude. A principal mudança deve vir de você mesmo.

Se o ambiente de trabalho não agrada ou é hostil, se não há motivação para continuar em um local onde você não é ouvido e tratado com respeito, crie alternativas, construa seu caminho, abrindo portas para novidades. O novo acontece quando se busca por soluções e por uma vida que seja realizada.

*Andreia Rego é Psicanalista e Coach de Desenvolvimento Humano. Mais informações: Face: https://www.facebook.com/andreiasrego?ref=hl; Instagram: Andreia Rego; Site: http://coachandreiarego.com.br/. Para contatos: E-mail: asrego@gmail.com: Celular: 21 99941.9950