Newsletter subscribe



Artigos

Sete desafios a enfrentar na retomada do trabalho

Posted: 12 de janeiro de 2015 às 7:04 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Nem parece, mas já estamos na segunda semana de 2015. Apesar de todos os votos e planos para ter um início de ano melhor, por certo você ainda está sentindo um certo desconforto durante as atividades normais do dia a dia profissional. Esse desconforto provoca naturalmente alguns sentimentos negativos que, sem dúvida, afetam principalmente o humor e a produtividade e merecem, por isso mesmo, serem abordados para serem superados. Vamos ver alguns possíveis motivos, citando sete exemplos.

1. Houve demissão de pessoas na empresa e com isso você e seus colegas remanescentes estão tendo que sofrer uma sobrecarga de trabalho. O que fazer? Essa situação pode ser temporária e você deve colaborar com a empresa até o momento em que a situação voltar a ser normalizada.

2. Há um clima de demissão na empresa e todos, você e seus colegas, estão esperando a qualquer momento, um comunicado de desligamento. O que fazer? Enquanto não houver uma definição por parte da empresa é normal que exista essa tensão entre os funcionários. Uma possibilidade é manter a visão positiva de que o processo de demissão não atingirá você, já que o seu trabalho é imprescindível para a empresa.

3. O calor! Ah! esse calor insuportável que deixa todo mundo sufocado especialmente nas empresas que ainda não tem um sistema de ar condicionado eficiente. O que fazer? Se o ambiente de trabalho permite, ajuste as suas roupas ao clima.

4. Falta de água. Essa é uma situação que acontece especialmente nas empresas que dependem muito da água como restaurantes, hotéis, bares. O que fazer? Procure colaborar na economia da água em seu ambiente de trabalho ou procure ser útil de alguma forma propondo soluções para os responsáveis por esse assunto na empresa.

5. Enchente. Em algumas cidades do país houve um excesso de chuva nesse período do ano e grande parte dos habitantes ainda estão sobrevivendo com essa situação. O que fazer? Em vez de ficar lamentando (ou contente por ficar em casa sem trabalho) procure ajudar de alguma forma contribuindo com ideias ou até “colocando a mão na massa” para ajudar na recuperação da empresa.

6. Falta de “grana”. Muitos fizeram gastos durante o período de festas de final de ano e agora terão que amargar um mês inteiro para poderem saldar os compromissos assumidos. Isso faz com que o ânimo pelo trabalho também seja afetado. O que fazer? Procure manter o seu ritmo de trabalho revendo os seus gastos e procurando adequá-los aos seus rendimentos até que tudo se normalize.

7. Grande fluxo de turistas. Profissionais que atuam em áreas turísticas tem comumente uma sobrecarga de trabalho nessa época do ano. O que fazer? Se você sabe que esse grande fluxo de pessoas pode acarretar uma demanda de serviços na sua cidade, o que mais fazer se não agradecer a Deus pela oportunidade de ter trabalho tão intenso embora tão estressante?

Esses são alguns exemplos e você pode estar passando por outras igualmente desafiadoras. Caso queira enviar alguns comentários para mim, por favor, fique à vontade, mande-os por email para nelson@dicasprofissionais.com.br. Prometo manter segredo de seu nome e trabalho.

Um grande abraço,

* Nelson Fukuyama é Colunista e Editor-Chefe do portal Dicas Profissionais, Diretor da Yama Educacional, Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho Online e Revista Atitude Empreendedora, Palestrante do Dicas Profissionais Highlights 2013. Sua trajetória profissional inclui experiências que vão de trainee de consultoria a executivo de alto nível em empresas nacionais e multinacionais.