Newsletter subscribe



Artigos

Seu nome, uma grife

Posted: 11 de fevereiro de 2017 às 10:00 am   /   by   /   comments (0)

José Belchior Monteiro Junior*

Você quer se diferenciar? Ter seu trabalho reconhecido é importante para você? Então vamos falar sobre um importante passo: a definição da sua marca pessoal.

Pense num carro. Não qualquer carro. Pense naquele que você acha de maior qualidade, ou de maior luxo, ou ainda de maior desempenho. Mentalize a marca deste carro. Imagine agora que a empresa que produz este carro decidiu produzir liquidificadores. Como seriam estes equipamentos? O que vem à sua mente? É provável que imagine ser o liquidificador de maior qualidade, ou de maior luxo, ou ainda de maior desempenho. O ‘efeito grife’ ocorre quando a marca define as características do produto. Grife é usualmente associada à indústria do vestuário e artigos de luxo, mas por associar alta qualidade dos componentes e esmero na construção, pode ser estendida a outras categorias. A marca passa a ter valor e transfere este valor para os produtos ou serviços, que distingue.

A provocação aqui é: que tal pensar em transformar seu nome em uma grife?

Qualquer que seja sua atividade ou posição, você realiza entregas. Pense quais características poderiam destacar como superiores, diferenciadas, irretocáveis e reconhecidas. Muito bem! Você acaba de definir seu objetivo para tornar seu nome uma grife.

Escreva seu nome em uma cartolina e coloque-o no seu espaço de forma que você possa olhar para ele durante o seu período de trabalho. Reflita sobre o que está por trás deste nome. Sua história, a trajetória dos seus antepassados. Colecione os fatos destas histórias familiares que destacam características associadas ao seu objetivo: ousadia, coragem, determinação, por exemplo. Pense no que você pode fazer para honrar estas tradições em busca do que deseja que se associe ao seu nome: perfeição, precisão, desempenho, inovação.

Agora você vai definir a estratégia. Estabelecer as ações necessárias para aumentar o valor agregado pelo seu nome a um produto ou serviço.

O que você precisa para conseguir atingir este objetivo?

Treinamento? Busque este desenvolvimento na empresa onde trabalha e/ou invista em si mesmo, afinal é o seu nome que será valorizado.

Colaboração de parceiros ou de gestores? Faça a mesma provocação para eles. Traga-os para o jogo da grife. Voltemos ao caso do carro como referência. Ele é produto do trabalho colaborativo de equipes engajadas na fabricação e montagem de muitos componentes, com todas as características da marca.

Comece a realizar suas entregas com excelência para atingir as características de superioridade e diferenciação que definiu. Certifique-se de que está progredindo ouvindo os clientes das suas entregas. Aperfeiçoe os objetivos e inicie o ciclo novamente. O reconhecimento virá.

É hora de desafiar-se mais e mais com a arrogância saudável dos campeões. Duvide que algo que assinou com sua grife não seja absolutamente superior. Se não for, absorva outra boa característica dos campeões: a determinação. Não descanse até elevar sua entrega ao patamar que definiu.

Faça com orgulho e assine! Seu nome, uma grife.

*José Belchior Monteiro Junior tem mais de trinta anos de experiência na liderança de equipes e projetos. É graduado pela Academia Militar das Agulhas Negras, pós-graduado em Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Pernambuco e MBA em Arquitetura de Soluções pela FIAP. Atualmente é superintendente no Itaú Unibanco. Este artigo foi publicado anteriormente no portal Carreira&Sucesso da Catho.