Newsletter subscribe



Artigos

Seu perfil nas redes sociais diz muito sobre você

Posted: 24 de junho de 2016 às 7:00 am   /   by   /   comments (0)

Marcos Gross Scharf*

As páginas do Facebook são canais de comunicação que revelam muito sobre o perfil dos seus usuários. As fotografias, as frases e links de artigos e vídeos de outros sites são informações preciosas sobre determinada pessoa. O que os conteúdos da página principal do FB dizem sobre você?

Acredito que um usuário das redes sociais faz escolhas e seleções o tempo todo, expressando – mesmo que inconscientemente – sua personalidade, ideologia, valores, crenças. Por que incluímos algumas imagens no álbum de fotos e excluímos outras? Que critério utilizamos para compor e editar o nosso perfil?

O psicólogo analítico Carl Jung faleceu na década de 70 e obviamente não teve a oportunidade de conhecer o Facebook. Ele chamava de “persona” a forma como nos apresentamos ao mundo: o jeito como nos vestimos, as nossas atitudes, as falas, o papel que desempenhamos em sociedade e a figura que queremos exteriorizar aos nossos interlocutores. Provavelmente teria bastante material de estudo se conhecesse o FB a fundo.

A pose da fotografia que será escolhida no perfil do usuário é uma forma de comunicar como eu quero ser visto pelos outros ou como gostaria de ser representado publicamente. A escolha dessa imagem não é aleatória, mas baseada na imagem que pretendo transmitir aos demais usuários.

Há pessoas que fazem questão de mostrar nas fotografias das cenas da sua vida em família, da casa, da piscina, do cônjuge ou aquela viagem a Paris, mostrando a Torre Eiffel ao fundo. Também existem pessoas que apreciam posar de forma mais cômica, séria ou em situações profissionais.

O Facebook nos apresenta como seu fossemos produtos de uma vitrine. A ideia central é como seremos expostos ao mundo e que reações esperamos que os observadores tenham ao nosso respeito e das coisas que compartilhamos em rede. É claro que nem sempre as nossas intenções estão alinhadas com as interpretações que os outros farão de nós.

Muitos processos seletivos de emprego são baseados na “cara” do seu Facebook. Gestores de RH estão de olho nos perfil de seus futuros colaboradores. O que você “curte”, os vídeos e textos que compartilha podem indicar qual é o seu perfil comportamental. As redes sociais – mesmo de forma mascarada – trazem à tona informações relevantes sobre os usuários. Fim da mensagem.

*Marcos Gross Scharf – mcgross@uol.com.br – Diretor da McGross, treinamento e consultoria, Mestre e especialista em Gestão de comunicação.